Fato x Filme: a história real por trás de A Invocação do Mal

#30diasdehalloween|cinema|Entretenimento
Invocação do Mal

Começou outubro e, com ele, nosso especial 30 Dias de Halloween. E como segunda-feira também é dia da coluna Fato x Filme, nada melhor para começar o Mês do Terror do que com a história real que inspirou o filme A Invocação do Mal. Lançado em 2013, o filme A Invocação do Mal assusta muita gente ainda hoje. Afinal, como qualquer outra história que envolva o casal Warren, a mistura de fenômenos paranormais com possessões demoníacas de fato são um belo convite ao terror. E, claro, como todo mundo sabe, essas historias são inspiradas em casos reais investigados por Ed e Lorraine Warren. Então, hoje vamos contar um pouco mais sobre o caso real que inspirou o filme.

Tudo começou quando o casal Roger e Carolyn Perron comprou uma antiga propriedade em Rhode Island, Estados Unidos, nos anos 1970. Com seus 10 quartos e área extensa, o local parecia um sonho e abrigaria muito bem os dois e suas cinco filhas. Porém, logo ao se mudarem, todos começaram a sentir uma energia estranha no local. os relatos estão no livro House of Darkness House of Light, escrito justamente por Andrea Perron, uma das filhas.

Logo nos primeiros dias, coisas estranhas começaram a acontecer. as meninas acordavam os pais de madrugada, chorando terrorizadas após terem ouvido vozes. Cadeiras se mexiam, as camas tremiam e manchas apareciam e sumiam inexplicavelmente das paredes. Foi então que o casal se deu conta que comprou o imóvel sem investigar seu histórico. Então eles descobriram que várias famílias passaram pelo local, sempre com um rastro de violência, estupros e assassinatos deixado para trás.

Os relatos de A Invocação do Mal

No filme, que está disponível na HBO Max, vemos que a família toda era atormentada por espíritos e, em seu livro, Andrea conta que aquela foi uma versão leve do que realmente aconteceu. As meninas eram constantemente importunadas, tendo suas pernas e cabelos puxados. Portas batiam e elas passavam noites sem dormir ouvindo vozes e barulhos assustadores. mas foi quando o espírito de uma suposta bruxa chegou ao local que tudo se complicou de vez.

Assim como é mostrado no filme, a presença maligna é atribuída a Bathsheba Sherman, que teria se enforcado no quintal da casa. Logo as coisas ficaram mais intensas, com essa entidade não apenas atormentando, mas também possuindo a matriarca Perron. E foi aqui que os Warren chegaram. Porém, aqui começam as maiores diferenças entre o que é real e o que foi ficção de cinema.

Invocação do Mal
Casa real que inspirou o filme A Invocação do Mal

Isso porque a presença dos paranormais só piorou a situação. Após diversas tentativas de exorcismos e rituais de purificação, eles simplesmente não conseguiram expulsar as entidades que estavam naquela casa. O exorcismo da mãe de Andrea de fato aconteceu, mas eles só conseguiram livrar a mãe, não a casa. Então, a família acabou abandonando o local.

Durante a produção de A Invocação do Mal, tanto as irmãs Perron quanto Lorraine Warren acompanharam as filmagens e prestaram auxílio a James Wan na criação do longa. Após a família Perron ir embora, em 1980, uma outra mulher comprou a casa. Ela também disse ser atormentada, mas não por fantasmas. Acontece que após o lançamento do filme, vários curiosos passaram a invadir a propriedade a fim de conhecer a casa de perto. Hoje em dia, a casa pertence a um casal que afirma que ela ainda é assombrada. Eles tentaram fazer do imóvel um ponto turístico, mas aprece que a coisa não deu lá muito certo e, recentemente, ela foi vendida por um valor impressionante. Você teria coragem de comprar?

Fotos e vídeo: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter