Minimize os efeitos negativos do salto alto

Comportamento|Saúde

O salto alto além de ser o companheiro diário de muitas mulheres, é uma arma poderosíssima na hora da conquista, deixa a mulher mais atraente, feminina e elegante. O grande problema é que o salto pode ser uma arma perigosa também para a sua saúde. O uso constante de sapatos altos faz com que a carga peso do corpo fique concentrado nos dedos e as bolhas e os calos tornam ainda mais doloroso e maléfico a saúde o uso de saltos altos.

As indesejadas varizes – aquelas veias dilatadas, alongadas e tortuosas – causam dores, inchaço e desconforto nas penas. O fato, que tem influencias genéticas, é agravado com o uso constantes de saltos. Encurtamento de tendão, danos aos joelhos e tendinite são outros problemas de saúde acarretados em nome da vaidade.

Para alegria da mulhereda, pesquisas realizadas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostraram que saltos de 7 a 10 centímetros são benéficos a circulação sanguínea, se usados de forma moderada. O uso dessa arma de sedução e charme não é proibido, mas há a necessidade de dosar a freqüência! Nada de exageros!

O No Pátio preparou uma listinha com 5 dicas para ajudar a minimizar os efeitos negativos dos saltos altos no organismo. Fique atenta!

1.Altere a altura

Faça com que a musculatura fique em estágio intermediário: se um dia você optou por saltos muito altos, no outro escolha um mais baixo – de até 4 centímetros. Nada de forçar os pés, as pernas e a coluna e usar durante vários dias seguidos saltos de tamanhos igualmente grandes.

2.Varie os modelos

Pense no conforto dos seus pés e na estabilidade oferecida pelos calçados. Os de bico fino são ótimos para oferecer passos firmes e macios, já as plataformas são mais indicadas pelos médicos porque distribuem melhor o peso do corpo nos pés. Além de variar na composição dos look, a escolha por modelos diferentes evita machucar sempre as mesmas partes dos pés.

3.Crie um novo hábito

Guarde no carro um modelo mais confortável, uma sapatilha ou rasteirinha, para trocar caso aquele sapato de salto 15 esteja machucando demais os dedos e prejudicando a sola dos pés. Afinal, você não precisa estar sempre em cima do salto para ir ao banco, farmácia ou mercantil. Reserve a disposição dos pés para oportunidades especiais!

Mantenha no carro um modelo confortável e sem salto. As mulheres que utilizam o transporte público, podem adotar o mesmo procedimento. Quando chegar ao trabalho troque pelo modelo de salto alto.

4.Massageie os pés

Nada melhor que receber uma boa massagem nos pés para relaxar o estresse do dia a dia e aliviar as dores e machucados ocasionados por sapatos de salto alto ou muito fechados na frente. Priorize os dedos e o meio da sola.

5.Alongue a panturrilha

Para manter a boa circulação do sangue nos pés, alongue-se todos os dias ao chegar em casa depois de um dia inteiro em cima de um salto. Você pode usar um degrau. Coloque a metade do pé e force a outra metade para baixo. Após esse alogamento, faça exercícios circulares durante 10 minutos.

Os saltos mais grossos conferem mais equilíbrio e sustentação ao corpo. Para o dia a dia, os sapatos e sandálias de saltos com 3 a 6 centímetros são os mais indicados para a correria de um dia de trabalho. Seguindo as dicas listadas acima você garante mais saúde ao pés e a coluna e, o que é melhor, não precisa abrir mão da feminilidade que o uso dos saltos oferecem. Afinal de contas nenhuma mulher consegue deixar de lado um bom salto alto!

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter