Nove dos 50 melhores restaurantes da América Latina são brasileiros. O restaurante peruano Astrid y Gastón foi o grande vencedor
A competição foi organizada de forma semelhante a eleição que escolhe os 50 melhores restaurantes do mundo. A lista com os melhores restaurantes da América Latina foi divulgada em Lima, Peru. Mais de 250 autoridades gastronômicas dos países participantes foram o júri do concurso.
Astrid y Gastón foi grande vencedor da noite. O restaurante é um dos responsáveis por fazer crescer a culinária peruana no mundo. Também foi homenageado com o prêmio pelo conjunto da obra na América Latina. Além de Astrid y Gastón outros sete restaurantes peruanos fazem parte da lista.
O brasileiro D.O.M. de Alex Atala ficou em segundo lugar, mas na lista mundial ficou na frente do primeiro colocado, Astrid y Gastón. Na lista mundial D.O.M. ficou em 6° lugar e o peruano ficou em 14°. A chef Helena Rizzo ganhou o premio de melhor chef mulher da América Latina e seu restaurante Maní ficou em 5° lugar na competição.
Outros restaurantes brasileiros estão na lista: o de Roberta Sudbrack, 10º, Rio de Janeiro; Mocotó, 16º; Fasano 23º e Attimo 32º, todos em São Paulo, Olympe 35º, Rio de Janeiro e Epice 41º em São Paulo.
Apesar de Peru e Brasil terem ficado com o primeiro e segundo lugar, respectivamente, o país com mais representação na lista é a Argentina com 14 melhores restaurantes do mundo entre os 50 melhores. México aparece com dez indicados na lista.
Você pode conferir a lista completa dos 50 melhores restaurantes aqui.
Fotos: Reprodução