Aumenta o número de gravidez após os 40

Comportamento|Estilo de Vida

Gravidez após os 40 anos passa de 5% para 16% nos últimos 40 anos

gravidez_nopatio

Os médicos estão em estado de alerta com o aumento do número de gravidez após os 40 anos, tudo isso por conta dos riscos trazidos pela gestação tardia. Uma pesquisa realizada pelo Hospital Das Clínicas (HC), de São Paulo, revelou que as gestações após os 40 anos passaram de 5% para 16% nos últimos anos. Muitos casos são escolhas das próprias mulheres, mas essas gestações são consideradas de alto risco e tem um probabilidade maior de um evolução desfavorável.

Os riscos para as gestantes são maior incidência de diabetes gestacional, hipertensão, aborto, parto prematuros. Já para os bebês, os riscos incluem complicações em caso de prematuridade e alterações genéticas. Felizmente, a medicina avançou e esses casos são melhores acompanhados durante o pré-natal, que pode identificar algumas complicações maternas e assim oferecer tratamento precoce.

gravidez2_nopatio

As mulheres preferem se satisfazer em outros aspectos da vida, como carreira, relacionamento e estabilidade financeira, para depois decidir ter um filho. Algumas pesquisas recentes comprovam que a maternidade adiada pode trazer benefícios para a mãe e os filhos. Porque de uma maneira geral, as mulheres mais velhas são mais assertivas na criação e educação dos filhos.

As mulheres mais velhas, geralmente, tem mais disposição para amamentar os bebês e escolhem alimentos mais saudáveis para as crianças, como frutas, legumes e verduras. Halle Berry, Uma Thurman, Mariah Carey, Nicole Kidman e Carla Bruni são exemplos de mulhere que tiveram filhos após os 40.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter