O mundo está cada vez mais conectado. Estamos sempre disponíveis para telefonemas, mensagens e avisos. Tudo é veloz e digital. A atenção fica prejudicada com isso, pois há sempre uma luta para não cairmos na tentação de checar as telas do celular, tablet e outros aparelhos enquanto conversamos com alguém. Por estamos sempre online, nossa concentração é afetada profundamente, não há aprofundamento. E aí começam os problemas da falta de foco.
Se você sabe que precisará de toda a atenção para realizar uma tarefa, o primeiro passo é desconectar-se de todo o mundo digital. Você notará um grande aumento no seu rendimento. Mantenha seu cérebro treinado. A comunicação existente hoje é rápida e simplificada. Já é difícil encontrar pessoas que consigam manter a atenção para terminar de ler um livro de mais de 200 páginas. As longas conversas já estão ameaçadas de “extinção”. Portanto, leia algo diferente, um livro clássico para que o cérebro pense em enredos detalhados, que exigem uma atenção maior.
Sabe-se que a meditação tem como função principal acalmar a mente e melhorar a concentração. Mesmo que você não tenha experiência com a prática, há opções que estão disponíveis para manter a cabeça sempre calma. Pela manhã, faça uma lista das tarefas do dia, criando uma ordem de prioridade. Assim, o cérebro cria uma imagem do que precisa ser feito e prevê a satisfação ao realizá-las. A força do pensamento é muito poderosa. Pensar positivamente que você pode conseguir fazer algo ou realizar um sonho ajuda o seu corpo a manter a confiança e o foco no que realmente interessa.
De repente você percebe que o prazo de entrega de um trabalho está terminando, mas você não consegue tirar da cabeça os problemas da sua família. A atenção está sendo desviada para as emoções e nessa hora o melhor é isolar a preocupação até terminar o trabalho. Reserve alguns minutos para respirar fundo, esperar o corpo se acalmar e diminuir a pressão. Divida a tarefa em pequenas partes, assim fica mais fácil se concentrar quando o trabalho é “menor”.
Conheça o valor da divagação, principalmente aqueles profissionais que precisam de criatividade para concluir as tarefas. Quando estamos muito concentrados em um problema, esquecemos do que existe ao redor e perdemos a sensibilidade para novas influências e descobertas. Mantenha a mente aberta, pois assim a criatividade cresce mais. Só não esqueça de retomar o foco depois.
Fotos: Reprodução