Imagina um local paradisíaco, de águas cristalinas, mar calmo, praticamente deserto e com belíssimas paisagens. Imaginou o que? As prais da Polinésia? A ilha de Bali? Qualquer praia bem distante dessas que a gente só vê nos filmas? Pois, o que você acharia se houvesse uma praia assim bem aqui, no Ceará? A Equipe No Pátio foi conhecer esse lugar.
Trata-se da Praia de Ponta Grossa, no município de Icapuí, distante aproximadamente 200 km de Fortaleza. A cidade é uma vila de pescadores com cerca de 250 habitantes, possui apenas três pousadas, três barracas de praia, uma lanchonete e uma mercearia. mas não se deixe enganar, pois é exatamente essa simplicidade o charme do local.
Pertencente a uma Área de Preservação Ambiental, a Praia de Ponta Grossa foi considerada a praia mais bonita do Ceará, desbancando Jericoacoara. A maré é tranquila e praticamente não há ondas. Por ter pouca estrutura hoteleira, a praia permanece praticamente deserta o tempo inteiro.
A beleza natural do lugar é incrível. Com um pouco de caminhada, é possível ver belas falésias e formações rochosas no mar. Durante a maré baixa, piscinas naturais se formam e é possível observar siris, caranguejos, peixes e até arraias entre as formações. Os moradores são também guias e bugueiros, e é possível realizar trilhas e passeios com o auxílio deles. A praia é ideal ainda para a prática de mergulho ou passeios de jangada.
Entre uma caminhada e um mergulho, peça para o vendedor de água de coco tirar umas fotos suas. Ele faz perspectivas incríveis e engraçadíssimas como você voando ou saindo de dentro de um coco!
À noite, a cidadezinha é só tranquilidade, não há muito o que fazer a não ser jogar conversa fora com os amigos. Por ser uma espécie de “comunidade”, lá tudo fecha cedo e não pode usar som de carro. Barulho depois das dez da noite então, nem pensar! Portanto, se sua intenção e badalar a noite inteira, talvez esse não seja o destino mais recomendado. Porém, se o desejo é curtir intensamente a natureza e relaxar, a Praia da Ponta Grossa é o local dos seus sonhos.
Fotos: Lua Santos