Nós já sabemos bem dos vários benefícios que uma boa noite de sono por de nos trazer, como fixar aprendizados adquiridos durante o dia, previne perda de memória mais tarde na vida, ajuda a manter o cérebro jovem, dentre outros.
Estes benefícios foram descobertos através de estudos e pesquisas. Aliás, sono é um assunto muito estudado. Desta vez, o mais novo estudo sobre sono pesquisou o que acontece com o cérebro de uma pessoa que tem dificuldades para dormir e não conseguem dormir direto, estão sempre acordando no meio da noite.
O estudo, feito por pesquisadores da Universidade de Oxford (Reino Unido), incluiu 147 adultos de 20 a 84 anos de idade. Os pesquisadores examinaram a relação entre dificuldades de sono, como não conseguir adormecer ou manter o sono durante toda a noite, e volume cerebral. Todos os participantes foram submetidos a dois exames cerebrais de ressonância magnética com uma média de 3,5 anos de intervalo, antes de completar um questionário sobre seus hábitos de sono.
O teste analisou coisas como quanto tempo a pessoa levava para adormecer à noite, uso de medicamentos para dormir e outros fatores. Com os resultados em mão, os pesquisadores constataram que sono ruim foi ligado a um declínio mais rápido em volume cerebral ao longo do estudo em regiões cerebrais generalizadas, incluindo as áreas frontal, temporal e parietal. Esses resultados foram mais pronunciados em pessoas acima de 60 anos.
Claire E. Sexton, uma das autoras do estudo, informou que “Ainda não sabemos se a má qualidade do sono é uma causa ou uma consequência de mudanças na estrutura do cérebro”, e completou “Existem tratamentos eficazes para problemas de sono, por isso a pesquisa futura precisa testar se melhorar a qualidade do sono pode reduzir a taxa de perda de volume cerebral. Se esse for o caso, melhorar os hábitos de sono das pessoas pode ser um meio importante de melhorar a saúde de seus cérebros”.
Uma noite de sono ruim já nos deixa extremamente cansados, quando isso se torna uma rotina, pode nos trazer problemas ainda maiores. Ter noites bem dormidas é muito importante e o No Pátio já deu algumas dicas aqui para afastar o monstro da insônia.
Tenha boas noites de sono e procure dormir bem, seu corpo e cérebro agradecem.
Fotos: Reprodução