A partir de hoje (01), em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, o Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia lançam a 3ª edição da Campanha Nacional do Dia do Idoso. O intuito da campanha é orientar a sociedade a adotar atitudes que colaborem para ter um envelhecimento saudável e divulgar a atuação do fonoaudiólogo com a terceira idade.
No dia 7 de outubro, das 15:30 às 19 horas, a Universidade de Fortaleza (Unifor) irá promover uma ação para divulgar a importância da campanha. Fonoaudiólogos vão realizar avaliações audiológicas nos idosos do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) e Lar Torres de Melo.
O fonoaudiólogo é o profissional indicado para ajudar as pessoas que buscam envelhecer de forma saudável. Ele atua desde a preservação da memória, da linguagem, da voz, da fala, bem como da mastigação, do ato de engolir, além da monitorização e reabilitação da audição. A campanha tem como tema ‘Ouça a voz da experiência’ e vai reforçar que é uma questão de atitude ter envelhecimento ativo. Além disso, a adoção de hábitos saudáveis e o acompanhamento de um fonoaudiólogo ao longo da vida propicia bem-estar físico, social e mental.
De acordo com estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2025, o Brasil será o sexto país em número de idosos no mundo. Preservar a saúde e contribuir para um envelhecimento ativo da Comunicação é uma das frentes de trabalho do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia. Em 2014 a campanha ganhou a chancela de três apoiadores: a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e a Editora Ediouro que também vão realizar ações de divulgação da campanha.
Fotos: Divulgação