Muita gente tem medo de fazer amizades no trabalho, daquelas mais sérias e preferem ficar somente no coleguismo, uma relação de amizade muito mais rasa e sem nem uma grande intimidade.
Muitas vezes, isso acontece por medo de acabar revelando fraquezas para alguém que se diz amigo e acabar levando uma rasteira deste, correndo o risco de perder promoções ou até mesmo o emprego.
Porém, de acordo com o psicólogo e consultor de mercado Ron Friedman, ter amigos no seu trabalho pode ajudar você a se concentrar melhor, a lidar com contratempos, melhorar seu desempenho e, ao contrário de que a maioria pensa, pode até aumentar o seu salário. “A amizade é o fator mais negligenciado quando se trata de construir um ambiente de trabalho extraordinário”, explica Friedman.
O psicólogo também destaca que, “Quando não há essa necessidade psicológica básica de se sentir conectado aos que nos rodeiam, podemos dedicar menos atenção a novas possibilidades”.
Trabalhar com amigos e manter amizades no trabalho também pode nos trazer benefícios físicos. Novos estudos tem mostrado que pessoas solitárias são menos saudáveis. Elas podem ter pressão arterial mais elevada, um sistema imunológico mais fraco e mais dificuldade para dormir à noite. Segundo um estudo, a solidão crônica pode conduzir a mortalidade anterior.
O senso de lealdade outro aspecto de amizades no trabalho. Porém, esse aspecto acaba sendo muito mais interessante para os empregadores, pois segundo Friedman, “Quando os nossos colegas de trabalho são nossos amigos, de repente se torna muito mais difícil de sair”.
Claro que trabalhar com pessoas que gostamos é muito melhor. Já que passamos boa parte do nosso dia no trabalho, uma boa convivência com todos facilita as coisas. Porém, vá com calma. Conheça primeiro seus colegas de trabalho antes de ir contando tudo sobre você, sua vida e suas intimidades para todos os colegas.
Fotos: Reprodução