Uma coisa muito comum de se ver é gente que não faz nenhum tipo de atividade física se queixando de falta de energia, de disposição e até mesmo falta de animação durante o dia.
Mas os exercícios físicos, seja ele qual for, tem mesmo a capacidade de nos deixar muito mais dispostos, energia e entusiasmo para aguentar o dia a dia tão corrido que levamos. Além de também nos deixar mais calmos e alertas!
Isso acontece porque os exercícios físicos aumentam o fluxo sanguíneo do corpo todo, até do cérebro. Exercícios também liberam endorfina, um neurotransmissor que, além de deixá-lo mais relaxado, melhora a sua concentração.
Além disso, os exercícios liberam ainda dopamina e serotonina, dois neurotransmissores que afetam diretamente a sua disposição. Por isso, se você estiver se sentindo deprimido ou ansioso, experimente fazer uma corrida de meia hora, será o suficiente para deixá-lo mais disposto e feliz.
Falando em meia hora, uma nova pesquisa descobriu que até mesmo uma leve caminhada na hora do almoço pode elevar imediatamente, e visivelmente, o humor das pessoas e a capacidade de lidar com o estresse no trabalho.
Nós já sabemos que caminhar é uma atividade extremamente saudável e que pessoas que possuem este hábito tendem a ser mais saudáveis, alertas, calmas e felizes do que quem não pratica nenhum exercício físico que seja.
Muitas pesquisas anteriores sobre os efeitos da caminhada e outros exercícios no humor focaram em resultados em longo prazo e graduais, poucos examinaram as mudanças de humor em curto prazo e menos ainda sobre estes efeitos durante o trabalho.
Para o novo estudo, pesquisadores da University of Birmingham e de outras universidades recrutaram profissionais sedentários. Esses voluntários tinham que estar disponíveis três vezes por semana para uma caminhada de 30 minutos durante seus horários de almoço.
Eles também fizeram testes de saúde e humor para determinar um ponto inicial do experimento, que revelaram que todos estavam fora de forma, apesar de saudáveis fisicamente e emocionalmente. Depois os voluntários foram divididos em dois grupos de forma aleatória.
Um grupo deveria fazer um programa de caminhadas por 10 semanas imediatamente, enquanto o outro esperaria 10 semanas para começar o programa. A única exigência das caminhadas era de que elas durassem no mínimo 30 minutos.
Durante as 10 semanas os participantes dos dois grupos respondiam perguntas sobre seu estado de humor no período da manhã e da tarde. Depois deste período, o segundo grupo começou o mesmo processo durante as 10 semanas subsequentes e repetiu o processo.
Ao final, os pesquisadores compararam os resultados e viram que as respostas foram substancialmente diferentes quando as pessoas tinham caminhado. Na parte da tarde, depois de um passeio na hora do almoço, os caminhantes disseram que se sentiam muito mais entusiasmados, menos tensos, mais relaxados e capazes de lidar com o cotidiano do que nas tardes quando não tinham andado e mesmo em comparação com os seus próprios estados de espírito nas manhãs antes das caminhadas.
Os autores do estudo não chegaram a medir diretamente a produtividade dos participantes no local de trabalho, porém existem evidências muito fortes de que esse sentimento mais positivo e entusiasmado no trabalho é muito importante para a produtividade, então já seria de esperar que as pessoas que caminhavam na hora do almoço seriam mais produtivas.
Além dos ganhos comprovados, todos os voluntários mostraram melhoras em sua condição aeróbica e outras medidas de saúde na conclusão de suas 10 semanas de caminhada.
Agora você não tem mais aquela desculpa de falta de tempo para não fazer exercícios diariamente. Basta tirar meia horinha do horário de almoço e fazer uma caminhada de leve que já será o suficiente.
Fotos: Reprodução