As cirurgias para implantar próteses de silicone estão cada vez mais comuns. E não são só as mulheres mais velhas que estão recorrendo a esse tipo de operação não, muitas mais novinhas também procuram pelo silicone para deixar o corpo esteticamente mais bonito.
Apesar de cada vez mais comum, esse tipo de cirurgia plástica apresenta sim riscos, inclusive de morte. Para agravar a situação, uma nova pesquisa, realizada pelo Instituto do Câncer da França e divulgada esta semana, revelou que implantes nos seios podem causar um tipo raro de tumor no sistema linfático.
Em consequência dos resultados deste estudo, o governo francês está estudando a proibição de próteses mamárias no país.
Os cientistas que fizeram esse estudo descobriram a existência de uma doença nova, o “linfoma anaplásico de grandes células associado a um implante mamário (LAGC-AIM)”. Agora eles propõem que esse tipo de câncer seja incluído na classificação de doenças da Organização Mundial da Saúde
De acordo com o relatório do Instituto do Câncer da França, “Existe uma relação claramente estabelecida entre o surgimento dessa doença e o uso de um implante mamário”. “Esse tipo de câncer não foi diagnosticado em nenhuma mulher sem próteses nos seios.”
A estimativa feita pelos especialistas franceses é de que o risco desse linfoma em mulheres com implantes mamários é 200 vezes maior do que na população feminina em geral.
Porém, a frequência desse tipo de complicação é bem baixa. Segundo o INC, de 2011 até hoje apenas 18 mulheres, uma delas já morta, desenvolveram esse tipo de câncer na França.
Apesar de a quantidade de mulheres afetadas ainda ser um número pequeno, o que preocupa é a velocidade da progressão: o total de casos novos passou de dois em 2012 para 11 em 2014.
De acordo com Marisol Touraine, ministra da Saúde, nenhuma marca de silicone está sendo investigada especificamente em relação à descoberta desse novo tumor. Ela disse também que as mulheres que possuem implante “não precisam retirá-los” e nem devem ficar “excessivamente preocupadas”. Porém os cuidados devem ser maiores.
A ministra afirmou também que as informações serão reforçadas para as mulheres que desejam colocar silicone. Já a Agência Nacional de Segurança do Medicamento da França anunciou que as mulheres que desejam colocar próteses nos seios deverão ser “obrigatoriamente alertadas sobre esse novo risco, apesar de ele ser baixo”, afirmou o diretor-geral adjunto da agência, François Hébert.
Aqui fica o alerta: antes de qualquer tipo de cirurgia ou intervenção cirúrgica, faça uma pesquisa completa e converse bem com o seu médico sobre todos e quaisquer riscos que ela pode vir a apresentar.
Fotos: Reprodução