Chorar assistindo a filmes tristes deixa as pessoas mais felizes

Comportamento|Estilo de Vida|Pesquisas


Você costuma chorar enquanto assiste a um filme triste? E já reparou em como costuma se sentir depois? De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Tilburg, na Holanda, rir nem sempre é o melhor remédio para a tristeza. Às vezes, chorar também pode fazer com que as pessoas se sintam mais felizes. É o que acontece quando elas vertem lágrimas ao assistir a filmes emocionantes.

O estudo publicado recentemente no periódico científico Motivation and Emotion, divulgou a conclusão de cientistas holandeses que observaram 60 voluntários enquanto eles assistiam a dois filmes extremamente emocionais: “A Vida é Bela” (1998) e “Sempre ao seu Lado” (2009).

No primeiro filme, que conta a história de um italiano judeu e seu filho em um campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial, 45% dos participantes choraram. Já o segundo, que é baseado na história real de um cão que permanece leal ao seu dono mesmo após sua morte,  arrancou lágrimas de 60% dos voluntários. Em seguida, os participantes foram questionados sobre como se sentiam antes e depois da exibição de cada filme. Imediatamente após cada sessão, os chorões revelaram estar tristes, mas depois de 90 minutos, os 28 participantes que choraram relataram estados de felicidade muito maiores do que quando começaram a assistir, o que não aconteceu com os 32 que não derramaram nenhuma lágrima.

Chorar 1Os cientistas acreditam que isto acontece porque chorar faz nosso corpo liberar ocitocina, o chamado “hormônio do amor”, que desencadeia sensação de bem estar.

Para avaliar a pesquisa, o No Pátio fez uma lista com cinco filmes emocionantes para você derramar muitas lágrimas e se sentir bem mais feliz depois. Vamos testar?

– Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças

– Inquietos

– Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas

– Os Intocáveis

– Marley e Eu

 

Fotos: Reprodução. 

 

 

 

Inscreva-se na nossa newsletter