Depois de muita polêmica envolvendo privacidade e lucros incríveis das redes sociais em cima dos usuários, surgiu um novo site na Malásia com uma ideia diferente das que pregam os gigantes do mercado. A nova rede que está crescendo e se espalhando pelo mundo não só lucra com as atividades dos usuários, mas também remunera quem a ajuda a crescer.
O site, lançado em junho, é chamado Gaption. Desde então, sua base de usuários chegou a 20 mil, sendo que 40% deles são mensalmente ativos e apenas 30% estão na Ásia – o restante vem principalmente da Europa e Estados Unidos. Durante esse tempo, o site arrecadou cerca de US$ 10 mil, e parte desse dinheiro também foi para o bolso dos usuários.
Funcionando como qualquer outra rede social, onde se compartilham atualizações, fotos e links, a diferença da Gaption é que nela é possível rentabilizar o tempo gasto, pois à medida que o conteúdo postado ajuda a gerar movimentação, que resulta em cliques e em publicidade, a pessoa que fez a publicação recebe uma porcentagem por isso. Há também mecanismos para impedir que alguns usuários mais espertinhos tentem enganar a rede com spam ou atividades exageradamente altas.
Dessa forma, quem possui mais seguidores tem chances maiores de remunerações altas, mas se uma pessoa com poucos amigos publicar algo que se torne viral, ela também pode ser bem recompensada. Outra forma de ganhar dinheiro com o site é através da compra e venda, pois há uma plataforma de e-commerce lá dentro.
A Gaption retém uma porcentagem de cada transação, mas oferece segurança para a transferência de valores e ainda paga uma taxa aos usuários que de alguma forma viabilizaram a transação (compartilhando o anúncio, por exemplo). A tecnologia é complicada. Analisa o sucesso de cada post e de cada pessoa, além da base de seguidores. Os cálculos levam em conta a qualidade do conteúdo e o engajamento recebido. O resultado são alguns centavos por dia, mas que podem render bastante com o tempo.
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