4 dicas para evitar a estafa no trabalho

Comportamento|Dicas|Estilo de Vida


Começar uma nova semana de trabalho não é tarefa fácil para muita gente. É um desânimo sem explicação aparente, dores no corpo, falta de motivação para continuar aquela atividade de que tanto gosta e uma vontade enorme de ir embora logo após chegar ao trabalho… Esses são os sintomas da estafa – ou fadiga, como também é conhecida -, um estado de esgotamento físico e mental causado pela sobrecarga de demanda sobre um indivíduo.

Em outras palavras, um organismo nesse estado já não dá mais conta de realizar tarefas que antes conseguia executar normalmente, tornando todas as atividades antes prazerosas, em obrigações desgastantes e chatas. Se você está com algum desses sintomas, não se preocupe. Até mesmo um profissional sério, dedicado e compenetrado pode sofrer dessa indisposição. A dica é cultivar certos hábitos, no próprio ambiente de trabalho, que podem ajudar a driblar esse mal. Veja quais são elas.

1- Respire e mantenha uma boa postura

Muitas vezes nosso cansaço não vem apenas do esforço intelectual, mas também da nossa própria postura e da maneira como estamos respirando. Seu corpo também agradece se você mantiver a postura ereta e evitar ficar sempre na mesma posição.

estafa 1

2- Faça pausas e evite movimentos repetitivos

Além do almoço, é importante fazer pausas durante o expediente. Grande parte da estafa está associada à repetição de movimentos mecânicos e à ausência de interrupções.

3- Mantenha bons relacionamentos no escritório

Conservar um bom relacionamento com chefes e colegas é fundamental para recuperar o prazer pelo que você faz. Ter uma boa relação com a equipe também traz conforto psicológico e ajuda a espantar as preocupações.

4- Procure estar alinhado com a cultura da empresa

Trabalho não é lazer: ele inclui atividades de que gostamos e de que não gostamos. Ainda assim, é preciso garantir que os valores do seu empregador não destoem demais dos seus.

estafa 3

É comum termos dias em que nos sentimos chateados, sobrecarregados ou até mesmo desvalorizados. Quando tudo o que fazemos não é percebido, sair da cama requer uma determinação e força fora do comum. Entretanto, uma vez percebido os sintomas da estafa, o cuidado que você deve tomar é para que ela não domine a sua vida.

Muitos casos de fadiga resultam em depressões profundas e em casos mais graves, no suicídio. Ao identificar qualquer um dos sinais desse mal, busque soluções o quanto antes, mesmo que elas signifiquem ir a um especialista para solucionar seus problemas.

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter