A história da Loira do Banheiro, uma das maiores lendas urbanas brasileiras

Curiosidades|Entretenimento|Internet

Que acenda a primeira luz quem passou pela escola e nunca teve medo da Loira da Banheiro. Pois bem, essa é uma das mais famosas lendas urbanas de terror nacionais, conhecida em todo o Brasil. Muita gente acha que se trata de uma “tradução” de uma lenda urbana dos Estados Unidos, a da Bloody Mary, mas sabiam que nao é bem assim? Na verdade a história da Loira do Banheiro é brasileira sim, e nasceu lá em Guaratinguetá, interior de São Paulo.

Era nesta cidade que vivia o Visconde de Guaratinguetá, em uma casa que ainda hoje é considerado um marco da arquitetura da região. Pois bem, a história da Loira do Banheiro surgiu justamente com a morte da filha do Visconde, chamada Maria Augusta de Oliveira Borges. Conta a historia que, aos 14 anos, a menina foi obrigada a se casar com um homem mais velho chamado Dutra Rodrigues, que era influente na sociedade. Quatro anos após o casamento forçado, Maria Augusta conseguiu fugir para a Europa. Então, agora com18 anos, ela se escondeu na cidade de Paris.

história da Loira do Banheiro
Casa do Visconde de Guaratinguetá, atual Escola Estadual Conselheiro Rodrigues

Porém, quando ela tinha 26 anos, Maria Augusta acabou falecendo. E seu corpo foi trazido de volta ao Brasil de navio em 1891. Só que, na viagem de volta, ladrões roubaram os pertences da defunta. E entre joias e roupas caras, levaram também o atestado de óbito de Maria. Então não se sabe ao certo do que ela morreu em Paris. Acredita-se que ela tenha morrido de raiva, uma doença transmitida por mordidas de animais doentes e que leva à desidratação. A doença era bem comum na Europa na época.

Incêndio misterioso e a Loira do Banheiro

Conta-se que, quando o corpo da jovem chegou ao Brasil, foi colocado em uma caixa de vidro na sala da mansão em Guaratinguetá. Inclusive, o fato teria repercutido bastante da cidade. Mas foi quando um incêndio atingiu a casa que a história da Loira do Banheiro ganhou força. Pessoas associaram o fogo à doença da jovem – e sua morte por desidratação. Além disso, houve gente que dizia ter ouvido Maria Augusta tocando piano na casa enquanto ela pegava fogo.

história da Loira do Banheiro

O fato é que a casa foi considerada assombrada. Após sua reconstrução, a mansão do Visconde acabou sendo transformada em uma escola. Atualmente, o prédio abriga a Escola Estadual Conselheiro Rodrigues. E foi lá que nasceu a história da loira do Banheiro, com vários alunos contando diferentes formas de invocar o espirito de Maria Augusta no banheiro da escola. A hist´ória ganhou tanta força que repercutiu nacionalmente e, ainda hoje, várias escolas pelo Brasil a fora tem suas próprias lendas sobre como invocar a Loira do Banheiro…

Mas gente, que bizarro hein? E aí, qual a forma de chamar a Loira do Banheiro que você conhece?

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter