American Film Institute (AFI) lista os 10 melhores filmes de 2018

cinema|Entretenimento|Listas

Continuando nas listas dos melhores do ano, agora é a vez do cinema. Todos os anos o American Film Institute (AFI) divulga uma seleção que é considerada um termômetro para o Oscar. Trata-se de uma lista daqueles que foram considerados os melhores filmes do ano, e que se tratam, de alguma forma, de uma obra inovadora, inspiradora, que marcaram a sociedade e que ressaltaram a herança americana. E o AFI divulgou recentemente quais foram, para eles, os melhores filmes de 2018. Dá só uma olhada:


A Favorita


Dirigido por Yorgos Lanthimos e baseado em fatos, o longa conta a história de Sarah Churchill, a Duquesa de Marlborough (Rachel Weisz)., Na Inglaterra do século XVIII, ela exerce sua influência na corte como confidente, conselheira e amante secreta da Rainha Ana (Olivia Colman). Seu posto privilegiado, no entanto, é ameaçado pela chegada de Abigail (Emma Stone), nova criada que logo se torna a queridinha da majestade e agarra com unhas e dentes à oportunidade única.

First Reformed


O ex-militar capelão Toller (Ethan Hawke) sofre pela perda do filho que ele encorajou a se alistar nas forças armadas. Um outro desafio começa quando ele faz amizade com a jovem paroquiana Mary (Amanda Seyfried) e seu marido, que é um ambientalista radical. Toller logo descobre segredos escondidos de sua igreja com relação a empresas inescrupulosas.

Green Book: O Guia


Quando Tony Lip (Viggo Mortensen), um leão-de-chácara ítalo-americano do Bronx, é contratado para dirigir o Dr. Don Shirley (Mahershala Ali), um pianista negro mundialmente famoso, em uma turnê de Manhattan ao velho sul estadunidense, eles deve confiar no “Livro Verde” para guiá-los aos poucos estabelecimentos da região que eram seguros para os afro-americanos. Confrontados com o racismo, o perigo — bem como a humanidade e o humor inesperados — eles são forçados a deixar de lado as diferenças para sobreviver e prosperar na jornada de sua vida.

Infiltrado na Klan


O filme conta a incrível história real de Ron Stallworth (John David Washington), um policial negro do Colorado, que em 1978 conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunicava com os outros membros do grupo através de telefonemas e cartas, quando precisava estar fisicamente presente enviava um outro policial branco no seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron se tornou o líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.

Nasce Uma Estrela


Nesta releitura da trágica história de amor, Bradley Cooper interpreta o experiente músico Jackson Maine, que descobre a artista desconhecida Ally (Lady Gaga), por quem se apaixona. Ela está prestes a desistir de seu sonho de se tornar uma cantora de sucesso… até que Jack a convence a mudar de ideia. Porém, apesar de a carreira de Ally decolar, o relacionamento pessoal entre os dois começa a desandar, à medida que Jack luta contra seus próprios demônios.

Oitava Série


Kayla (Elsie Fisher), de 13 anos, como toda jovem do subúrbio americano, sofre na última semana do ensino fundamental – o fim de seu até agora desastroso ano da oitava série/nono ano – antes de começar a frequentar uma escola nova no ensino médio.

Pantera Negra


“Pantera Negra” acompanha T’Challa que, após os eventos de “Capitão América: Guerra Civil”, volta para casa para a isolada e tecnologicamente desenvolvida nação africana de Wakanda, para assumir seu lugar como Rei. Entretanto, quando um velho inimigo reaparece no radar, a fibra de T’Challa como Rei e Pantera Negra é testada quando ele é levado a um conflito que coloca o destino de Wakanda e do mundo todo em risco.

O Retorno de Mary Poppins


Londres está abalada pela Grande Depressão. Michael (Ben Whishaw) e Jane Banks (Emily Mortimer), agora adultos trabalhadores, sofrem com uma grande perda pessoal. Para ajudar seus velhos amigos Mary Poppins (Emily Blunt) desce dos céus novamente e ao lado de seu fiel amigo Jack (Lin-Manuel Miranda) ajudará as crianças Annabel (Pixie Davies), Georgie (Joel Dawson) e John (Nathanael Saleh) — que vivem com os pais na mesma casa de 24 anos atrás — a trazer otimismo, alegria e magia de volta para suas vidas.

Se a Rua Beale Falasse


Baseado no célebre romance de James Baldwin, o filme acompanha Tish (Kiki Layne), uma grávida do Harlem, que luta para livrar seu marido de uma acusação criminal injusta e de subtextos racistas a tempo de tê-lo em casa para o nascimento de seu bebê.

Um Lugar Silencioso


Ouça atentamente, mexa-se silenciosamente e nunca faça barulho. Se eles não podem te ouvir, não podem te caçar. O que atormenta os moradores desta casa? Qual é o real perigo?

Menção Honrosa para Roma


A história retrata a vida de Cleo (Yalitza Aparicio). Ela é empregada doméstica de uma família de um bairro de classe média da Cidade do México chamado Roma. Em uma declaração de amor às mulheres que o criaram, Cuarón se inspira na própria infância. Assim, ele traça um retrato vívido e comovente dos conflitos domésticos e da hierarquia social durante as turbulências políticas dos anos 70.

O longa de Alfonso Cuarón está ganhando todos os prêmios por onde passa. Por ser de língua estrangeira, acabou ficando de fora da lista dos melhores filmes de 2018,do AFI. Porém, ainda assim os críticos do Instituto reconheceram a obra com um prêmio especial.

Concordam com a lista? Quais os melhores filmes de 2018 para vocês?

Fotos e vídeos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter