Recentemente, uma nova comédia nacional estreou na Netflix. Estamos falando de Amor Sem Medida, filme estrelado por Leandro Hassum e Juliana Paes. Porém, mal o filme foi disponibilizado na plataforma e ele vem recebendo uma verdadeira enxurrada de críticas, principalmente por parte de pessoas com nanismo e pessoas com deficiência. A polêmica foi tamanha que até uma ex-atriz da Globo com nanismo se manifestou publicamente sobre o caso. E claro que a gente explica direitinho essa treta para vocês.
Em Amor Sem Medida, Leandro Hassum interpreta um anão que se apaixona pelo personagem de Juliana Paes. E a história gira em torno das dificuldades que eles enfrentam pela diferença de altura. Só que, claro, tudo isso vem recheado de piadas e situações para lá de absurdas. Mas o que era para ser engraçado acabou virando uma piada de mau gosto para muita gente. Isso porque muita gente – principalmente pessoas com nanismo – acharam as piadas extremamente capacitistas e preconceituosas.
Ex-Global faz desabafo sobre Amor Sem Medida
No Instagram a atriz Juliana Caldas, que fez sucesso em O Outro Lado do Paraíso se manifestou sobre o filme. Através de um vídeo, ela, que tem nanismo, expressou toda a sua revolta com a produção. Entre lágrimas, ela explicou que as piadas eram ridículas e que ficou tão abismada que não conseguiu assistir até o final. “Eu não me senti representada em nenhum momento do filme. Primeiro porque a pessoa que faz o personagem que tem nanismo, que é o Leandro Hassum, não tem nanismo. Eles diminuíram ele em computação gráfica para mostrar que ele tem baixa estatura. Além disso, a maior parte do filme tem piada s totalmente capacitistas, totalmente preconceituosas e que não dá para aceitar hoje em dia”, disse ela.
Então, no vídeo ela ainda relembrou a personagem que interpretou em O Outro Lado do Paraíso. “[Minha personagem] não dava margem nem abertura para você rir disso. Pelo contrário, dava abertura para você se questionar sobre muitas coisas e para pensar o quanto isso fere o próximo”.
Mas gente, que polêmica, hein? Tantos bons atores com nanismo em busca de oportunidades e a Netflix dando essa boa fora… O que vocês acham?
Fotos e vídeos: Reprodução