Dia dos pais – 5 Projetos DIY para você fazer em casa!
2 de agosto de 2021
Salão de Abril reúne obras artísticas na Casa do Barão de Camocim
3 de agosto de 2021

Todo mundo já teve seus momentos de autoestima baixa, não é mesmo? Uma das melhores sensações da vida é se sentir feliz consigo e se aceitar. Mas nem sempre conseguimos alcançar esse objetivo. Pensando nisso, o Pátio Hype preparou essa matéria para você com dicas de como aumentar a autoestima. Confere aí!

1 – O que é autoestima baixa?

Antes de mais nada, é preciso entender o que de fato é esse problema. Em primeiro lugar, quando falamos de autoestima, estamos falando da forma como cada pessoa enxerga a si mesma, dentro de sua individualindade, características e capacidades.

Ao contrário do que muita gente pensa, a autoestima não está relacionada somente à aparência física. Ao invés disso, a baixa autoestima diz respeito aos aspectos negativos sentidos e percebidos pela pessoa no tocante a ela mesma.

Vale lembrar, que todo mundo tem seus dias em que não estamos tão bem com a nossa autoimagem e isso é normal! As pessoas com autoestima baixa, no entanto, tendem a se enxergarem de forma depreciativa independentemente da situação.

2 – Quais os sintomas?

Em segundo lugar, a autoestima se desenvolve de acordo com as experiências vividas por cada pessoa, principalmente na adolescência e na infância. Tendo em vista que, nesses períodos, o indivíduo ainda está aprendendo a ter a sua individualidade.

Assim como qualquer doença, a baixa autoestima possui alguns sintomas para ficar de olho:

  • Timidez excessiva
  • Insegurança
  • Dificuldade em aceitar críticas
  • Autocobrança excessiva
  • Medo de rejeição
  • Exaltação dos próprios defeitos
  • Constante comparação com os outros
  • Insatisfação pessoal
  • Medo de novos desafios

3 – Dicas para elevar a autoestima

1 – Não se compare!

É importante entender a beleza da individualidade, todos somos diferentes e ninguém é igual a ninguém! Além disso, cada pessoa tem seus defeitos e suas qualidades e isso é normal!

O ato de se comparar com o próximo e perceber que algumas características são diferentes, não indica que o outro é superior ou inferior. Essa ação serve só para evidenciar a individualidade de cada um, entendido?

2 – Se conheça!

Desenvolver o autoconhecimento é essencial para a construção de uma boa autoestima! Isso porque, quando entendemos de fato quem somos, quais nossas metas e sonhos e quais são nossas forças, aprendemos d=também a deixar de nos cobrarmos tanto.

3 – Releve!

Não se culpe tanto, lembre-se que o sentimento de culpa está intrinsicamente ligado à baixa autoestima. Isso porque, a tendência é nos colocarmos em uma posição de inferioridade quando nos sentimos culpados por algo.

4 – Afaste-se de quem precisa

É preciso abrir o olho para pessoas com comportamento abusivo ou comentários desagradáveis, e se preciso, afasta-se. Lembre-se que apesar de a autoestima ser relacionada à visão de si mesmo, críticas e comentários negativos podem acabar alterando a autopercepção.

5- Motive-se!

Se motive, pois sentimentos negativos, como tristeza, ansiedade, raiva, uma avaliação negativa da imagem corporal e baixa autoestima estão relacionados ao menor estímulo para cuidar de si mesmo. Por outro lado, os pensamentos positivos, como a alegria e a motivação, estão associados à prática de hábitos saudáveis. Esteja motivado para fazer mudanças no seu estilo de vida, entre elas, o comportamento alimentar.

Por fim, é sempre indicado o acompanhamento psicoterapêutico para auxiliar em questões importantes acerca da autopercepção e das vivências e experiências de cada pessoa. A autoestima baixa não é brincadeira e deve ser levada a sério! Portanto, se for preciso, busque ajuda. Você não está sozinha!

E aí, curtiu? Conta para a gente o que achou e comenta aqui embaixo qual dica mais chamou a sua atenção. Lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente para ler mais matérias como essa. Até a próxima!

Fotos: reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *