AVC – 7 cuidados com a saúde para evitá-lo

Comportamento|Dicas|Saúde

Hoje, 29 de outubro, é o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) e foi criado para conscientizar e alertar a população sobre a importância de hábitos saudáveis para prevenir o aparecimento do problema neurológico.

Existem o AVC isquêmico, mais comum e está ligado à obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo de uma artéria cerebral, e o hemorrágico é causado pela ruptura espontânea de um vaso dentro ou ao redor do cérebro, com o vazamento de sangue no organismo, sendo o mais grave. A seguir você pode conferir as dicas para prevenir o AVC.

1.Não fume e evite o consumo de álcool

O fumo aumenta em até duas vezes mais o risco de ter AVC, assim como o excesso de álcool eleva a pressão arterial, sendo um hábito perigoso. Portanto, deixe o cigarro de vez para evitar o AVC.

2.Coma vegetais e frutas

Ter uma alimentação equilibrada com muitas frutas e verduras é fundamental para a saúde do coração e da corrente sanguínea. A recomendação é que você coma no mínimo cinco porções de frutas e vegetais por dia, porém, consulte um nutricionista, Ok?

3.Evite as carnes com muita gordura

Sempre que possível substitua as carnes vermelhas, pois possuem bastante gordura saturada, por aves (sem pele), peixes ou pratos vegetarianos.

4.Diminua o consumo de sal

Não coloque muito sal a saladas, em comidas em geral, e evite alimentos processados, pois o sal aumenta a pressão sanguínea.

5.Aumente o consumo de fibras

Alguns alimentos fontes de fibras são os cereais integrais, aveia, arroz e pães integrais. As fibras auxiliam no controle de níveis de gordura no sangue.

6.Controle seu peso

Além de seguir uma alimentação saudável para evitar o sobrepeso e a obesidade, fatores que aumentam o risco de pressão arterial alta, doença coronária e diabetes – que podem resultar em um AVC, é preciso exercitar-se com frequência para controlar as gorduras do sangue.

7.Tente evitar o estresse

Tente manter situações que deixam você triste sob controle, como o estresse e a depressão, se não tratados, podem resultar em problemas de saúde. A dica é: busque estar ao lado da sua família e de amigos que realmente façam bem a você.

Por fim, não deixe de consultar o seu médico com frequência, Ok?

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter