Cinta pós-parto pode ser prejudicial, saiba qual é a solução!

Comportamento|Mulher|Saúde

Após o nascimento do bebê, muitas mulheres sofrem com problemas de autoestima, por causa das mudanças que ocorrem no corpo, principalmente na região abdominal, pelo inchaço e flacidez. Na busca de uma solução, a cinta promete afinar a cintura e prevenir disfunções musculares, mas será que realmente funciona?

O uso da cinta no pós-parto deve ser discutido com um médico especialista, pois não são todas as mulheres que podem usá-la. Segundo o obstetra, Dr. Gustavo Ventura, mulheres que fizeram cesárea e apresentam inflamação ou sangramento excessivo no local do corte, devem evitá-la. “Por apertar muito, a cinta dificulta a eliminação de gases, atrapalhando a circulação e, no caso de cesárea, abafa o corte e dificulta o processo de cicatrização, podendo aumentar o risco de infecção e abertura dos pontos”, revela.

O uso da cinta pós-parto deve ser moderado e consciente, nunca utilizada como única garantia para ter um abdômen modelado após a gravidez. Há exercícios fáceis e funcionais para trabalhar a musculatura abdominal e pélvica durante o período. Quer saber quais são? O Pátio Hype te explica, confere aí!

1.Respiração

Ajuda na ativação da musculatura do abdômen: Deitada de barriga para cima e pernas dobradas, você irá puxar o ar pelo nariz, e soltar pela boca como se estivesse apagando uma vela, sentindo as costelas descerem e fecharem e a barriga ir ficando “durinha” até o fim da expiração. Na sequência, mantenha a mesma postura, puxe o ar pelo nariz, e enquanto solta o ar, descendo as costelas e ativando o abdômen, você irá contrair o períneo, como se quisesse segurar a urina.

2.Ponte

Deitada, de barriga para cima, apoie os pés no chão, mantendo os joelhos dobrados e ombro e pescoço apoiados no chão durante este exercício. Puxe o ar pelo nariz, e enquanto solta o ar pela boca e ativando o abdômen, você irá levantar o quadril do chão até altura dos joelhos, contraindo junto o períneo. Manter essa posição por cinco segundos e voltar lentamente até apoiar novamente o quadril no chão. Duas séries de 10 repetições.

3.Posição de Gato

Fique na posição de gato (mãos e joelhos apoiados no chão), puxe o ar pelo nariz, olhando para frente e empinando o bumbum. Solte o ar ativando o abdome, e contraia o períneo, fazendo um arco com as costas, guardando o bumbum. Faça duas séries de 10 repetições.

4.Estabilizadores de Tronco

Sentada na cadeira, com os pés apoiados no chão e as costas bem apoiadas na cadeira, puxe o ar pelo nariz e cresça sua coluna como se você estivesse tentando ficar maior. Solte o ar pela boca e continue crescendo a coluna. Ao mesmo tempo contraia o períneo, mantendo o apoio das costas e pés colados no chão. Pratique duas séries de 10 repetições.

5.Estabilizadores de Tronco

Em pé, com as pernas semiflexionadas e afastadas na largura do quadril, coloque as mãos nos joelhos e olhe para frente. Mantenha a postura e puxe o ar pelo nariz, e enquanto solta o ar, contraia o períneo. Preste atenção na postura. Faça duas séries e 10 repetições.

Se você já passou por essa fase ou está passando nesse momento, deixe abaixo o seu comentário sobre a cinta pós-parto. Compartilhe a sua experiência com a equipe Hype!

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter