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A cada dia, o estilo de vida saudável é mais incentivado pela mídia e isso vem refletindo diretamente no cotidiano das pessoas. Largar o cigarro é um dos maiores objetivos de muitos, mas nem sempre deixar de lado o vício em nicotina é tão simples quanto parece ser. A nicotina, presente no cigarro, acelera o metabolismo ou seja, estimula a queima de calorias pelo organismo. Por isso, além da dependência química, o motivo que faz muitas mulheres adiarem largar o cigarro de vez é o medo de ganhar peso. O ganho de peso é mesmo comum nos primeiros meses após o abandono do vício, mas, normalmente, o ex-fumante recupera o peso inicial um ano após largar o cigarro.

Porém, existem alguma técnicas e dicas simples e práticas que podem ajudar e muito a controlar este ganho de peso, permitindo assim que você  pare de fumar de uma vez por todas, sem se preocupar tanto com aqueles indesejados quinilinhos a mais. Vem conferir com a gente 7 dicas para largar o cigarro sem engordar!

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1- Data certa

A melhor dica para se planejar e evitar desculpas ou adiamentos quanto a questão é largar o cigarro, é marcar uma data! Esta faz partes das orientações A  do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Reserve uma data, se possível nas próximas duas semanas. Na véspera, fume o último cigarro, depois jogue fora todos os maços, isqueiros e cinzeiros. Eliminar coisas que ativam a lembrança do vício do fumo já é meio caminho andado para superá-lo!

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2- Pestiscos saudáveis

A primeira atitude para quem quer parar de fumar sem ganhar peso é mudar e ajustar a dieta diária. Primeiro, passe a fazer três refeições diárias e dois lanches no curso do dia, alimentando-se a cada três horas. Fumantes nem sempre têm uma rotina alimentar porque o cigarro tira a fome. Ter horários fixos para as refeições ajuda a evitar o ganho de peso.

Para ajudar na nova dieta, organize a geladeira com comidas saudáveis que poderão servir de petiscos e saciar a chamada “fissura”do cigarro. Frutas cortadas em cubinhos como maçã, pera e mamão, além de frutas pequenas como uvas e passas também são uma ótima pedida. Outra dica boa é manter em casa hortaliças cortadas no formato de palito (pepino, cenoura, nabo, erva-doce fresca, rabanete e tomate), pois por ter o formato de plaito estas ajudam a saciar o vício do hábito, além de serem anti oxidantes e de grande ajuda para eliminar toxinas do corpo.

Ao sair de casa, tenha sempre na bolsa ou na gaveta do escritório algo que pode servir de petisco rápido e saudável, como bala e chiclete diet, canela em pau, lasquinhas de gengibre, cravo, anis-estrelado. Com estes itens saudáveis a mão, você foge do anseio de sair comprando chocolates e batatinhas fritas por aí! Os biscoitos com fibra extra e pipoca de canjica salgada também são boas opções pois o  “crec-crec” desses petiscos ajuda a aliviar a ansiedade e não são tão calóricos.

3- Sem cafézinho

O famoso cafézinho é o grande companheiro do cigarro e outro vício que muitas vezes acompanha o tabagismo. O café, assim como bebidas alcólicas ( cerveja e vinho), acentuam o sabor do cigarro, por isso “convidam” ao atoFrutas. Pelo menos em um primeiro momento, o ideal é eliminar o café. Já outros alimentos como frutas cítricas, hortaliças e laticínios, tendem a piorar o gosto do tabaco e estes sim devem fazer parte da sua nova dieta diária.

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4- Mexa-se!

As calorias queimadas por qualquer tipo de exercício físico são de grande ajuda para quem quer manter o peso sob controle. Os exercícios também liberam as chamadas endorfinas, substâncias que trazem sensação de bem-estar, reduzindo aquela vontade de acender um cigarro. Isto é essencial na hora de largar o cigarro sem engordar! Por isso, está na hora de começar a se mexer.  Se você for sedentária, comece com uma caminhada de meia hora, três vezes por semana ou comece um exercício físico que lhe dê prazer, como dança, yoga ou uma arte marcial. Tudo vale! Se você já for ativa e praticar esportes ou frequentar a academia, aumente a carga ou a intensidade do treino a fim de gastar mais 300 calorias por dia,  que é o gasto calórico necessário para compensar a mudança metabólica. Mas não se esqueça: antes de começar a praticar esportes ou aumentar a rotina de exercícios, é preciso consultar um clínico geral e fazer um check up das suas condições físicas!

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5- Mais água, por favor

A hidratação, assim como os alimentos anti oxidantes, ajuda a desintoxicar o organismo, já que a nicotina é liberada pela urina. Além disso, com o estômago cheio de líquido, você sente menos fome. O ideal é beber pelo menos 3 litros de água por dia, espaçando esta quantidade com hidratação a cada hora e sempre que vier a vontade de fumar.

 6- Novos Hábitos

Uma dica prática muito interessante para quem quer largar de vez o cigarro mas tem medo de ganhar peso é aproveitar o momento para nvestir pesado em uma mudança na rotina, ou seja, modficiar velhos padrões de comportamento. Alguns dos cigarros que fazem mais falta são aqueles após o cafezinho, a transa, ao dirigir ou sair com os amigos Em um estudo com 216 mulheres fumantes publicado no Journal of The American Dietetic Association, as que passaram por terapia comportamental cognitiva demonstraram mais autoestima e motivação para alterar rituais e largar o fumo.

Para substituir o condicionamento e diminuir a falta do cigarro, a dica é substituir o prazer do cigarro pelo prazer de novo hábitos. Que tal desengavetar alguns planos, como fazer um curso que lhe interessa ou iniciar uma atividade nova e prazerosa? Estes novos hábitos com certeza ajudarão e muito a suprir o vazio do cigarro, o que vai diminuir a ansiedade e a vontade de substituir o fumo por comida.

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7-Força a toda prova!

A vontade imediata de fumar, ou fissura, dura no máximo cinco minutos, conforme afirmam os especialistas do Inca. Quando ela bater, utilize-se de algumas técnicas simples para fugir dela: chupar cubos de gelo, escovar os dentes ou ocupar as mãos com um elástico ou até mesmo um canudinho, são extremamente eficazes! Afaste pensamentos sabotadores como: “Está difícil ficar sem o cigarro, então eu mereço um bombom”. O comum é não se contentar com um e devorar a caixa toda. Para fugir da fissura vale tudo: Faça palavras cruzadas, atualize seu Facebook ou entre num fórum de ex-fumantes. Ligar para uma amiga e jogar conversa fora também é uma boa sugestão.

Vitalidade, disposição e muita saúde são os privilégios adquiridos por quem tem a coragem e força de vontade de deixar o cigarro de lado. Não é uma missão fácil, mas também não é impossível. Utilize as dicas e tenha em mente que todo vício tem cura e que seu sacrifício será temporário. E o principal, não deixe de tentar! Mesmo que você não seja bem sucedida na primeira tentativa, o importante é conseguir largar o cigarro de vez e ser uma pessoa mais bonita e saudável. Você vai conseguir!

 

Fotos: Reprodução

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