Esse negócio de lugar assustador e histórias de assombração é algo que a gente geralmente ama e odeia, não é mesmo? Ao mesmo tempo em que muitos morrem de medo de qualquer coisa do tipo, bate também aquela curiosidade de saber se tudo aquilo que se fala é mesmo verdade. Afinal, será que fantasmas e assombrações existem mesmo? Se você estiver a fim de descobrir por si só, a gente aqui do Pátio Hype fez uma lista especial com alguns dos lugares mais assombrados do mundo para você testar sua coragem. Fique ligado!
10 – Centrália – Estados Unidos
Não, essa foto não saiu daquele famoso game Silent Hill, apesar dessa pequena cidade ter ganhado o apelido de “Silent Hill da vida real”. Tudo isso por causa de uma grande queimada ocorrida em 1962, que condenou a cidade inteira. O fogo atingiu uma mina de carvão no subterrânio de Centrália. Isso levou para a superfície diversos gases tóxicos. Todos os habitantes saíram desesperados. Atualmente, ela é uma cidade fantasma, cheia de placas com o aviso “Perigo mortal”, sem CEP ou nomes nas ruas. A cidade, que um dia já teve mais de dois mil habitantes, hoje possui apenas nove. E uma curiosidade: o roteirista de Hollywood, Roger Avary, de fato se baseou nessa cidade para compor o cenário da versão cinematográfica de um dos games mais horripilantes da atualidade.
09 – Castelinho do Flamengo – Rio de Janeiro
Conta a história que no Castelinho, construído no século retrasado, morava uma menina chamada Maria de Lourdes, cuja família inteira morreu. Após isso, ela foi adotada por um tutor extremamente cruel e violento, que a torturava de diversas formas. Conta-se que é possível ouvir os gritos da menina ecoando pelos corredores do castelo.
08 – The Beechworth Lunatic Asylum – Austrália
Não tem como achar que um local no qual funcionava um asilo para doentes mentais seja um lugar com uma energia boa, e neste caso não é diferente. Localizado em Victoria, Austrália, o prédio serviu como um hospital psiquiátrico de 1867 até 1995. Cerca de 9.000 pacientes morreram em seus 130 anos de história. Assim fica muito difícil não acreditar que as vozes e gritos que se ouve por lá não sejam as almas desses pacientes…
07 – Beelitz-Heilstätten – Alemanha
Difícil um local conhecido como “Hospital Militar de Hitler” não ser um dos locais mais assombrados do mundo. O edifício ganhou este nome por que o ditador chegou a se internar lá para tratar de um ferimento na coxa. O prédio foi abandonado com o fim da Segunda Guerra. O complexo possui 60 edifícios e foi construído no final do século 19, com o intuito de reabilitar o crescente número de pacientes com tuberculose em Berlim na época. Hoje em dia, tudo o que vemos são macas enferrujadas, prédios cobertos de matos e cenários típicos do filme Jogos Mortais.
06 – Mossoró – Rio Grande do Norte
Conta a História que, quando Lampião tentou invadir a cidade de Mossoró, em 1927, a cidade colocou tanto o cangaceiro quanto seu bando para correr. Depois, construiu um museu em homenagem ao feito. Conta-se que Lampião nunca engoliu essa derrota e ainda hoje vaga, junto com seu bando, assombrando a cidade inteira como vingança.
05 – Campos de Auschwitz – Polônia
Um campo de concentração no qual milhares de judeus foram brutalmente torturados e assassinados das mais variadas formas. Claro que um local assim só poderia ser carregado de más energias e também aparecer entre os lugares mais assombrados que existem. Assim é o campo de Auchwitz, no qual muitos dizem ainda ouvir os gritos dde dor de todos aqueles que sofreram com o holocausto durante a Segunda Guerra.
04 – Teatro Amazonas – Manaus
Histórias de teatros mal assombrados existem muitas por aí, tanto que deram origem à história do Fantasma da Ópera. Mas no caso do Teatro Amazonas, as risadas quando o teatro está vazio, os objetos trocados de lugar, e outras histórias que vêm de longa data já fizeram muita gente largar o emprego lá…
03 – Castelo de Edimburgo – Escócia
Vamos combinar que a cidade de Edimburgo como um todo já parece cenário de algum filme noir sombrio de terror, mas o Castelo é conhecido por ecoar vozes fantasmagóricas em seus corredores. Muitos visitantes já relataram visões de um tocador de flauta famoso, um fantasma de um cão, um baterista sem cabeça, os espíritos dos prisioneiros franceses da Guerra dos 7 Anos e prisioneiros coloniais da Guerra Revolucionária Americana.
02 – Edifício Joelma – Rio de Janeiro
O incêndio do Edifício Joelma foi um dos desastres mais terríveis da história do Rio de Janeiro. Centenas de pessoas ficaram presas entre o fogo e a morte no terraço do prédio. Muitos daqueles que não conseguiram escapar para o terraço preferiu se jogar pela janela na tentativa desesperada de se salvar. Uma dessas mortes, inclusive, acabou sendo transmitida ao vivo pela televisão enquanto a repórter Glória Maria cobria o incêndio. Dizem que ainda hoje, os gritos daqueles que morreram no incêndio podem ser ouvidos por quem passa próximo de onde ficava o edifício.
01 – Presídio de Alcatraz – Estados Unidos
Uma penitenciária de segurança máxima, da qual era impossível de escapar, localizada em uma ilha. Assim era Alcatraz e seus presos. Atualmente a penitenciária não funciona mais, mas as histórias de dor e lamentação dos presos que morreram por lá (nos EUA a pena de morte é legalizada) circulam entre vigias e visitantes do local, considerado extremamente mal assombrado.
Ai gente, cruz credo, deu até frio na espinha! Mas acha que aqui no Ceará não temos nenhum canto assim para conhecer não? Pois você está enganado! Conhece as histórias de assombro no Casarão da Água Verde?
Trata-se de um antigo casarão abandonado localizado na CE-060, próximo à cidade de Guaiuba. Dizem que quem já morou lá, presenciava fenômenos sobrenaturais sempre ao meio-dia, à meia-noite e às 18 horas. Confira o relato de Miguel Coelho, que já morou lá no começo dos anos 2000:
“No primeiro mês foi tranquilo, mas a partir do segundo mês apareceram coisas estranhas como vozes de homem e mulher chamando o meu nome. Eu respondia e não aparecia ninguém”, conta. Católico, sem crer na volta de espíritos para a terra, Miguel disse que “viu um homem de seus 40 anos, por volta das seis horas da noite, passar pela casa e sumir”.
O fato é que muitos moradores da região não têm uma gota de coragem de entrar no casarão, que correu o risco de ser derrubado com a duplicação da rodovia, mas foi preservado.
Outro canto que tem fama de mal assombrado é a Penitenciária do Cariri, em Juazeiro do Norte. A central de monitoramento da Penitenciária á chegou a registrar a presença de um fantasma no local. Além disso, presos e funcionários do presidio afirmam ver abrir e fechar sozinhos portas e janelas, além de ouvirem sons de passos e choro de lamentação. Dizem que esses choros são das mulheres que foram mortas pelos assassinos encarcerados.
Sai para lá…
Fotos: Reprodução