Conheça a cidade portuguesa famosa por seus pênis de louça

Bizarro|Entretenimento
pênis de louça

Imagina ir para Portugal e trazer de lembrancinha um pênis de louça para presentear os amigos. A ideia pode parecer uma pegadinha, mas não apenas é a mais pura verdade como ainda se trata de um presente típico. Pelo menos típico da cidade de Caldas da Rainha, no interior do país.

Caldas da Rainha fica a cerca de 100 quilômetros de Lisboa. Além de pontos turísticos tradicionais, como a feira de frutas e legumes mais antiga do país, outra atração famosa da cidade são as lojas de cerâmica que vendes os mais variados pênis de louça. Isso mesmo: pequenos, grandes, decorados, pintados, com os mais variados detalhes; as esculturas dos órgãos genitais masculinos são a lembrancinha padrão da cidade.

pênis de louça

A tradição dos pênis de louça

A tradição dos materiais em louça de Caldas da Rainha começou quando uma mulher chamada Maria dos Cacos herdou, no início do século 19, uma olaria. Ela foi uma das primeiras ceramistas a se tornar famosa na região, que logo passou a ter outros artistas que se dedicaram à arte com cerâmica. Contudo, não se sabe bem quem foi o criar da “arte fálica” que dá nome à cidade.

O que se sabe é que o tal pênis de cerâmica – que também é chamado de falo, sardas ou simplesmente “O das Caldas” – rapidamente gerou polêmica. Amado por uns, odiado por outros, o fato é que ele continua sendo produzido até hoje, chamando atenção dos turistas, que sempre levam algum de lembrancinha. Claro que, na época em que começou a ser produzido, as peçam não ficavam em exposição. No entanto, hoje em dia, elas fazem parte da decoração. E até no nome, como a Loja do Ca..lho, localizada em uma das ruas mais tradicionais da cidade.

pênis de louça

Verdade seja dita, é uma lembrancinha de viagem no mínimo, curiosa e que vai render muita história para contar, não é mesmo?

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter