Consumidores brasileiros compram por impulso

Comportamento|Estilo de Vida|Pesquisas


Estudo realizado pelo SPC Brasil em todas as capitais brasileiras mostra que mais de 57 milhões de pessoas possuem, pelo menos, uma conta atrasada há mais 90 dias. No entanto, o que mais impressionou os pesquisadores foi o fato de que muita gente confessou que passava por algum problema emocional no ato da compra, o que pode ter contribuído para que se excedessem.

Durante a pesquisa foram avaliados consumidores maiores de 18 anos, de todas as classes sociais, que possuem pelo menos uma conta vencida há mais de três meses. As mulheres representam 60% dos devedores e os homens 40%, tendo a maioria entre 25 e 34 anos. De acordo com dados do SPC Brasil, no ano passado, essa faixa de idade representava 30% dos devedores. Este ano o percentual já era de 37% no primeiro semestre.

O valor da dívida média também subiu 33,7% e passou de R$ 4.007,27 para R$ 5.357,96. Outro dado revelado é que a maioria dos devedores é casado ou tem união estável (48%).“Hoje 57 milhões estão inadimplentes no Brasil e a inadimplência vem aumentando, mesmo no cenário de queda de vendas, de redução de demanda. É uma situação econômica pior que, no entanto, ainda não contribuiu para mudar alguns hábitos ruins de consumo e de falta de planejamento financeiro”, diz o gerente financeiro do SPC Brasil, Flávio Borges.

SPC Brasil 2Os pesquisadores procuraram saber se o consumidor estava passando por algum problema na hora da compra. Alguns disseram que estavam ansiosos (28%), com a autoestima baixa (11%), acabado de sair de um relacionamento (6%), carentes (5%), passando por uma desilusão amorosa (4%) ou na TPM (2%).

A psicóloga Leila Tardivo, da Universidade de São Paulo, explica que comprar realmente dá prazer, mas essa não é a melhor solução para resolver os problemas. “É como se eu tivesse procurando banana em abacateiro. Você não resolve nem o problema básico, o que te levou, e criou mais um. Dá no momento um alívio imediato, mas aumenta dor e sofrimento. Aí tenho dois problemas: o abandono, a separação e dívida no banco”.

E você, costuma ir as compras quando está passando por algum problema? O No Pátio quer saber.

 

Inscreva-se na nossa newsletter