Não é porque uma produção é original Netflix que ela vai ser bem recebida sempre, certo? Não é de hoje que vários filmes e séries causam polêmica na plataforma de streaming, muitas vezes antes mesmo de estrear. Para citar um caso recente, por exemplo, temos o especial de Natal do Porta dos Fundos, que desagradou muita gente. A confusão foi tanta que houve até petição pedindo para que a atração fosse retirada do catálogo. Porém a plataforma batalhou e conseguiu manter o especial. Mas isso nem sempre acontece… Foi divulgada uma lista com todos os títulos removidos da Netflix a pedido de governos ao redor do mundo. E alguns são até surpreendentes!
A lista dos títulos removidos da Netflix faz parte de um relatório de transparência elaborado pela própria empresa. Segundo o que foi divulgado, nove pedidos de censura governamentais foram encaminhados e acatados pela plataforma de streaming. Os pedidos foram feitos desde que a plataforma estreou em 2007 e partem de diversos países, tais como Alemanha, Nova Zelândia, Singapura, Arábia Saudita e outros. Confere só a lista:
- The Bridge – removido na Nova Zelândia em 2015
- Nascido para Matar – removido no Vietnã em 2017
- A Noite dos Mortos-Vivos – removido na Alemanha em 2017
- Cozinhando em 4:20 – removido em Singapura em 2018
- The Legend of 420 – removido em Singapura em 2018
- Disjointed – removido em Singapura em 2018
- A Última Tentação de Cristo – removido em Singapura em 2019
- Especial de Natal: Se Beber, Não Ceie – removido em Singapura em 2019
- Patriot Act with Hasan Minhaj – removido na Arábia Saudita em 2019
Vale destacar, entretanto, que a obra removida a pedido de algum governo só deixa de ser exibida no território em que o pedido foi expedido. Ou seja, é por isso que vários desses títulos – incluindo o especial de Natal do Porta dos Fundos, removido em Singapura – ainda podem ser vistos em países como o Brasil, por exemplo.
E então, alguma surpresa nessa lista de títulos removidos da Netflix?