É o novo! 5 sons antigos que praticamente sumiram

Curiosidades|Entretenimento
sons antigos

Você consegue imaginar como um som pode desaparecer? Pode parecer uma pergunta absurda, mas, basta parar e pensar um pouco para lembrarmos de alguns barulhos bem comuns da nossa infância, por exemplo, que hoje em dia não se escuta mais. E olhe que não estamos falando do canto dos passarinhos que se perde em meio às buzinas das cidades grandes e nem de músicas velhas! São sons antigos de equipamentos, atividades e coisas que foram desaparecendo aos poucos. Muitos, inclusive, sumiram de vez! Ficou curioso? Pois nossa coluna “É o Novo!” dessa semana vai te encher de nostalgia sonora!

Um dos sons antigos que mais deixa a gente com saudade: o da conexão com a internet

Esse é um daqueles ruídos que marcaram uma geração. O som típico da época das conexões discadas com certeza deixava muita gente ansiosa para navegar na internet. É um barulho que basicamente desapareceu e aqui entre a gente: apesar de ser bem nostálgico, que bom que não dependemos mais dele para acessar à grande rede, não é mesmo?

O barulhinho do Space Invaders

Os mais velhos certamente vão sorrir ao ouvir o som acima. Afinal, ele foi a trilha de um dos primeiros videogames de sucesso internacional: o Space Invaders. Lançado em 1978, o jogo de arcade consistia em uma nave que tentava eliminar os aliens que apareciam na tela. Hoje em dia, na era de jogos como The Last of Us, pode parecer até bobinho, no enquanto, quando saiu se tornou uma verdadeira febre.

O som da fita K7 rebobinando ainda hoje dá saudades

O chiadinho de um disco de vinil pouco antes da música começar é um dos sons antigos que já voltou a moda e, seguindo o mesmo rumo, está o da fita K7 rebobinando. Por anos, esse tipo de mídia foi completamente esquecida, no entanto, os nostálgicos que resgataram os discos de vinil estão, aos poucos, resgatando também as fitas…. Que bom!

Quem lembra da musiquinha de início do Windows 95?

Claro que a lista de sons antigos vai ter muita coisa do início da era dos computadores. E, assim como o som da conexão discada, outra coisa que marcou muita gente foi a musiquinha que tocava quando o computador ligava no Windows 95. Muita gente ligava o PC, ia fazer outra coisa – afinal, às vezes demorava bastante para iniciar o Windows – e, quando ao longe ouvisse a musiquinha, sabia que enfim dava para trabalhar, entrar na internet ou fazer o que fosse preciso.

O som do vendedor de chegadinha…

Este é um dos poucos sons antigos que, ainda hoje, resiste bravamente – apesar de estar cada vez mais difícil de ouvi-lo, principalmente nas grandes cidades. Estamos falando do toque do triângulo do vendedor de chegadinha, uma espécie de biscoito doce bastante comum no Nordeste, principalmente no Ceará. Quem foi criança entre os anos 1970 e 1990 certamente deve ter pedido para alguém um pacote desse biscoito em algum fim de tarde. E para muitos, a frustração era não poder comer logo porque estava “quente do sol” e tinha que esperar esfriar… Ah, tempo bom….

Para os fãs de sons ainda mais antigos, existem dois sites dedicados a isto, sabiam? Tem o Museum of Endangered Sounds, em inglês. Basta clicar na figura e o som toca, depois, clicar de novo para ele parar. E o alemão Conserve the Sound é especialista em barulhos de equipamentos bem antigos.

Fotos, vídeos e áudios: reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter