Permacultura – Convivência sustentável com o meio ambiente

EcoFriendly

Produtividade, sustentabilidade, design. Tudo conciliando respeito ao meio ambiente e aos ciclos naturais do meio ambiente. Todos estes conceitos dizem respeito a permacultura, uma prática que faz parte do cotidiano de muitas pessoas pelo mundo. Ela garante não só um sistema de produção alternativo, mas quantidade, variedade e qualidade sem alterar o ciclo de produção.

A prática da permacultura está além de um sistema que garanta agricultura permanente. É um conjunto de práticas que criam soluções sustentáveis para suprir as necessidades essenciais humanas, como garantia de uma produção alimentar de qualidade, a captação e o uso responsável da água potável, a construção de edificações naturais para a moradia, o uso de energia elétrica através de fontes renováveis e limpas e a reciclagem de todo material considerado resíduo ou sobra de um sistema produtivo.

O conceito, estilo ou opção de vida, foi criado nos anos de 1970, pelos australianos Bill Mollison e David Holmgren. A ideia dos dois era agregar às técnicas de produção tradicionais uma “cultura permanente”, sustentável, baseada na cooperação entre os homens e a natureza. Entre os princípios básicos da permacultura estão, o respeito pela sabedoria da natureza, fator que prioriza observação de como ela se comporta e de que técnicas podem ser copiadas para planejar a sustentabilidade de quintais, sítios, fazendas ou comunidades (novas ou já existentes), como ecovilas, bairros e assentamentos.

“A Permacultura utiliza as qualidades inerentes das plantas e animais, combinadas com as características naturais dos terrenos e edificações, para produzir um sistema de apoio à vida para a cidade ou a zona rural, utilizando a menor área disponível”, Introdução à Permacultura, 1991.

[youtube width=”600″ height=”344″]http://www.youtube.com/watch?v=EJBP61s-cvg[/youtube]

No mundo, hoje, mais de 450 grupos, associações e organizações trabalham com os conceitos de design da permacultura em 120 países. Os grupos ainda se organizam em congressos ou redes para troca de experiências, como no III Congresso Latino Americano de Permacultura, realizado ano passado, em Cuba.

 

Foto e vídeo: reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter