Lei do Desmatamento de São Paulo
16 de janeiro de 2015
Prorrogadas as inscrições do Prêmio SEBRAE de Jornalismo
16 de janeiro de 2015

Largando o cigarro através da hipnose

Ninguém é inocente ou enganado, todos os fumantes sabem muito bem todos os males que o cigarro causa e todas as consequências que um fumante pode vir a ter ao longo da vida.

Porém, largar esse vício não é uma tarefa das mais fáceis. Largar qualquer tipo de vício é difícil, parece que seu corpo precisa daquilo para sobreviver. É preciso muita força de vontade para conseguir chegar lá.

Não é a mente racional e cognitiva que mantém o hábito da nicotina, mas, sim, o inconsciente. Sabendo disso e da dificuldade que a maioria dos viciados tem de largar o cigarro, a hipnose surge como uma opção de tratamento para a cura desse problema.

Largando-o-cigarro-através-da-hipnose3

Na maioria dos casos de hipnose que se conhece, e aqueles mostrados na televisão, a pessoa hipnotizada não se lembra do que foi levada a fazer durante sua hipnose, mas um fumante sob hipnoterapia para deixar de fumar fica bastante consciente do que está acontecendo em torno de si. “É um estado natural no qual todo mundo é capaz de entrar. Quando você está profundamente envolvido com um bom livro ou filme, você está em um estado de hipnose”, compara o hipnoterapeuta Norbert Schick.

Schick é de Bonn, cidade que fica na Alemanha, onde a hipnose é reconhecida como um método de tratamento no campo da psicoterapia desde 2006. Ele explica que a hipnose ainda é vista com maus olhos justamente por causa de apresentações onde as pessoas hipnotizadas podem ser instruídas a engolirem uma meia dúzia de ovos crus na frente de uma audiência na TV e, depois, não se lembrarem de nada do ocorrido.

Largando-o-cigarro-através-da-hipnose4

Ele explica que na hipnose de palco, a pessoa está em um transe tão profundo que o pensamento cognitivo é desligado, o que não acontece no caso de um fumante sob hipnoterapia para largar o cigarro.

“É como uma reprogramação do inconsciente. O cigarro se torna cada vez menos atraente até que o fumante passa a ser indiferente a ele”, explica o hipnoterapeuta Norbert Schick.

Para Martina Pötschke-Langer, chefe da unidade de prevenção do câncer do Centro Alemão de Pesquisa do Câncer, deixar de fumar é uma decisão mental, e se a pessoa não está pronta, então nenhum método será bem-sucedido. “Mais de 80% das pessoas conseguem deixar o cigarro sem qualquer apoio ou métodos. Elas decidem que querem parar de fumar e param”, afirma ela, acrescentando que menos de 1% de todos os ex-fumantes na Alemanha usaram a hipnose para parar de fumar.

Largando-o-cigarro-através-da-hipnose1

“Não há recomendação de associações médicas que classifique a hipnose como um método adequado para se parar de fumar”, destaca Pötschke-Langer. Porém, ela admite que, em casos individuais, a hipnose pode ajudar fumantes a largarem o vício, dependendo da habilidade e qualificação do hipnoterapeuta.

Qualquer ajuda para se largar um vício que afeta a saúde será sempre bem-vinda.

 

Fotos: Reprodução

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *