Conheça 3 casos de zumbis reais no mundo

Bizarro|Curiosidades|Entretenimento

Se tem um tema que dificilmente sai de “moda” na indústria do Entretenimento são os zumbis. Depois do sucesso de em séries, filmes e livros, os zumbis seguem mais vivos do que nunca no imaginário e na cultura popular mundial. E o sucesso da série The Last of Us, adaptação do game de mesmo nome só comprova isso. Nas produções, tudo começa com um fungo que passa a infectar as pessoas e transformá-las em criaturas pavorosas. Mas sabia que existem alguns casos de zumbis reais no mundo, cujo contágio ocorreu de forma similar? A gente mostra alguns para vocês:

Aranhas Zumbis

zumbis reais

Para começar, essa aranha tropical é “zumbificada” com certa facilidade. E sabem por quem? Por filhotes de vespas! O fenômeno foi descoberto recentemente, em 2018. Aranhas do tipo Animusius eximius costumam ser bem sociáveis e conviver com outros animais da mesma espécie. mas os pesquisadores observaram que alguns desses animais se afastavam do convívio dos demais. Então, passavam a apresentar comportamento errático e faziam casulos em vez de teias.

Ao pesquisarem os casulos, os cientistas descobriram que ali haviam larvas de uma vespa chamada Zatypota. Então eles concluíram que as vespas depositavam seus ovos na aranha, que era comida por dentro pelas larvas. Então elas tomavam o corpo do animal, o zumbificavam e utilizavam de forma a conseguirem se desenvolver. Depois, no casulo, elas completavam seu ciclo e se transformavam em vespas que zumbificariam outras aranhas e assim por diante…

Formigas zumbis

zumbis reais

Em The Last of Us, o agente causador da “zumbificação” é um fungo que toma conta do corpo do hospedeiro e passa a controlar suas funções vitais, certo? Pois bem, por mais que pareça coisa de filme isso pode acontecer de verdade, criando zumbis reais. E as formigas carpinteiras que o digam! Isso porque o fungo Ophiocordyceps, principalmente da espécie unilateralis, ataca e toma conta do corpo das formigas.

Após contaminá-la, leva um tempo até que a transformação ocorra. NO começo, a formiga nem sabe que está contaminada. Então ela segue cortando e colhendo folhas como sempre. Enquanto isso o fungo vai crescendo dentro dela. Quando ele domina grande parte do corpo da formiga, ele começa a comandar as funções vitais dela. Quando está bem desenvolvido, ela faz a formiga subir em alguma planta, ficar a mandíbula no alto de uma fola e explode o corpo do animal, espalhando seus esporos pela mata para pegar novas vítimas e seguir se reproduzindo…

Vírus zumbi

Em tempos de pandemia, nada mais assustador para a humanidade do que um vírus novo, não é mesmo? Pois bem, com o derretimento do gelo na Sibéria, pesquisadores descobriram um novo vírus gigante – mas ainda invisível a olho nu. E o mais curioso: eles reviveram o tal vírus, que conseguiu infectar uma ameba! Mas calma: esse vírus especificamente não é capaz de contaminar seres humanos.

Entretanto, a pesquisa emitiu um alerta na comunidade científica. Isso porque com o aquecimento global piorando a cada ano, o derretimento dos chamados “gelos eternos” pode liberar no ambiente um número incalculável de vírus desconhecidos, que estavam congelados por todo esse tempo e que assim como o vírus zumbi, também podem acabar revivendo…

E zumbis reais de carne e osso?

Zumbis

Dentre todos os casos de zumbis, talvez os que a humanidade mais tema seja o de pessoas mortas-vivas. Até hoje nenhum caso de zumbi humano foi provado pela ciência, mas países como o Haiti levam a zumbificação muito a sério. Revistas científicas como a Lancet estudam casos ocorridos no local e tidos pelos moradores como casos de zumbis reais até hoje.

Um dos casos mais famosos foi o de uma mulher de 30 anos, que teria sido zumbificada pelo marido. Tempos depois, ela acabou morrendo. Porém, descobriu-se que, na verdade, ela sofria de Esquizofrenia Catatônica, e acabou falecendo. Houve ainda o caso de um jovem de 18 anos que apareceu desfigurado, a pele amarelada e o olhar “morto”. 3 dias depois, ele teria falecido. Mas meses depois, ele apareceu acusando o tio de tê-lo transformado em zumbi. Entretanto descobriu-se que ele tinha sido atacado, sofrido danos cerebrais e a suposta “morte” havia sido um ataque epilético.

Ou seja, zumbis reais de carne e osso ainda não existem… Ainda… Será?

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter