Raiva é uma coisa que ninguém quer sentir. Ela é um daqueles sentimentos que nos cansa tanto mentalmente quanto fisicamente.
Porém a raiva não é só isso. Você sabia que em algumas situações ela pode ser benéfica para nós? Confira agora algumas situações em que sentir raiva pode acabar nos ajudando.
Raiva te deixa mais otimista – De acordo com pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, tudo que te deixa com raiva no início pode te tornar mais otimista mais tarde. Quando você se depara com uma situação ruim, um pouco de raiva pode ajudá-lo a sentir como se você estivesse no controle. Isso faz você se sentir mais confiante sobre o futuro.
Já foi constatado que a raiva é uma resposta mais saudável do que o medo, que só serve para deprimi-lo. Um estudo feito dois meses após o ataque ao World Trade Center nos EUA mostrou que as pessoas que reagiram ao evento com raiva experimentaram “sentimentos de certeza e controle”, por exemplo. O medo, por outro lado, não ajudou em nada. Segundo os cientistas, a raiva pode nos dar a força para lidar com situações extremamente estressantes.
A raiva pode deixar as pessoas mais honestas – Uma das chaves que a polícia usa para julgar se um suspeito está falando a verdade durante um interrogatório é saber ler as emoções das pessoas. Estudos apoiam que pessoas que são injustamente acusadas dão pistas verbais e não verbais que mostram que elas estão dizendo a verdade. Além disso, pessoas com raiva também são mais propensas a expressar suas verdadeiras opiniões. A raiva aumenta a sua confiança, e pessoas confiantes tendem a ser abertas e dizer o que pensam por isso, outra técnica também comumente usada por policiais durante um interrogatório é tentar deixar a pessoa brava para que possam tirar a verdade dela.
Raiva aumenta a criatividade – Estudos têm mostrado que a raiva ajuda as pessoas a pensar além. Os irritados produzem ideias mais originais mais rápido do que as pessoas em qualquer outro tipo de estado emocional. Porém, este aumento na criatividade não dura muito tempo. Eventualmente, a raiva segue seu curso e a pessoa volta ao seu normal.
Os cientistas pensam que a mentalidade irritada evoluiu de modo que o homem antigo pudesse chegar a soluções rápidas e criativas quando sua vida estivesse em jogo. A raiva pode energizar as pessoas, oferecendo a elas um processo de pensamento desestruturado mais flexível. Basicamente a raiva te leva em direções que você não poderia ir se estivesse calmo e joga fora os métodos e as rotas que a sua mente normalmente usa para procurar soluções.
A raiva pode ajudar na sua carreira – Existe um estudo que mostra que se você está com raiva, outras pessoas pensam que você merece mais status e um salário maior. Porém, isso só se você for homem. Infelizmente, culturalmente, existe uma diferença. Tanto homens quanto mulheres acreditam que homens irritados devem ser recompensados. Por outro lado, ambos os sexos concordam que mulheres enfurecidas são incompetentes. Além disso, homens bravos recebem salários maiores que mulheres irritadas.
A situação só melhora para o lado delas em um cenário: se mulheres explicam por que estão com raiva. Com uma explicação as pessoas tendem a julgá-las de forma mais justa. Mas se os homens explicam por que eles estão com raiva, são vistos como fracos.
A raiva pode ser boa para o seu relacionamento – De acordo com pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida, nos Estados Unidos, o antigo ditado de perdoar e esquecer pode estar errado. Às vezes, ficar com raiva é o melhor remédio. O perdão e otimismo podem, supostamente, ajudar nos relacionamentos que estão enfrentando sérios problemas. Porém, algumas vezes, em vez de curar feridas, o perdão piora as coisas. Algumas pessoas podem querer tirar proveito do perdão e continuarem a ser idiotas. A raiva passa outra mensagem a quem errou: que seu comportamento é inaceitável e que ele precisa mudar. Outro estudo da Universidade de Michigan (EUA) também mostrou que casais que suprimem sua raiva são duas vezes mais propensos a morrer mais cedo.
Apesar de todos esses “benefícios” que a raiva pode nos trazer, tome muito cuidado com ela. Passar a vida toda com esse sentimento continua sendo muito estressante e nada saudável. E lembre-se, nunca force a barra para sentir raiva pensando nas coisas boas que ela proporciona, essas coisas só acontecem se a raiva que você sentir for real.
Fotos: Reprodução