Finger Foods – Receitas práticas para uma festa de delícias!

Comportamento|Dicas|Gastronomia

Sabe as comidas, entradas e aperitivos pequeninhos ou em porções pequenas que estão sendo servidos em todos os tipos de evento que você vai ultimamente? Eles são conhecidos como “Finger Foods”.Essa nova forma de servir, em porções bem menores, está muito em alta e leva o nome de Finger Food (para comer com os dedos) por ser servido de uma forma que você não precisa de pratos e nem talheres e pode comer com os dedos mesmo.

As Finger Foods podem ser servidas em qualquer tipo de festa e ocasião. No caso de coquetéis e recepções em casa para amigos, eventos mais simples, você pode servir apenas Finger Foods a noite toda.

O-que-são-Finger-Foods6

Já no caso de eventos mais sofisticados com um casamento, por exemplo, você pode servir Finger Foods como entradas e após o jantar, se a sua festa for daquelas para não ter hora para acabar. Você também pode deixar as Finger Foods expostas numa mesa a noite inteira, porém nesse tipo de evento deve haver também o jantar, ou almoço, tradicional.

As porções também podem ser servidas de formas diferentes, você pode dispor todas as opções que tiver de Finger Foods em uma mesa para que cada pessoa se sirva a vontade ou de forma tradicional, com um garçom oferecendo aos convidados.

Elas podem vir em pequenas louças, cumbuquinhas, espetinhos, tacinhas, copinhos ou podem ser servidas diretamente no guardanapo quando possuem uma base mais estruturada, durinha.

O-que-são-Finger-Foods4

A escolha do menu de Finger Foods e pequenas porções que você vai servir depende muito do estilo, local e horário da sua festa. Em eventos mais simples você também pode servir coisas mais simples, eventos elegantes já pede um cardápio mais sofisticado e para uma festa durante o dia fica melhor coisas mais leves, pode até ser sofisticado, porém leve!

O menu pode conter tortinhas, massas, sopas, cremes, saladas, risotos, entre outros. As opções são as mais variadas, mas tudo em tamanho mini!

Curtiu essa ideia? Então confira agora algumas receitas.

Cestinhas de Frango com Requeijão

O-que-são-Finger-Foods3Ingredientes:
Massa pronta para pastel (ou você pode aprender a fazer sua massa caseira aqui)
Forma de empada
1 xícara de peito de frango cozido e desfiado
4 colheres de sopa de champignon picadinho
1 tomate pequeno sem pele e sem semente picado
2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
1/3 de pote de requeijão cremoso
Sal e pimenta do reino.

Modo de fazer:
Forre as forminhas de empada com a massa de pastel (como formando uma cestinha) e leve ao forno por alguns minutos até dourar levemente a borda.

O-que-são-Finger-Foods1

Em uma tigela grande misture todos os outros ingredientes. Depois preencha cada cestinha de massa de pastel com a mistura e leve ao forno para dar uma leve esquentada.

Dica: Só coloque o recheio nas cestinhas na hora de servir, pois a umidade do recheio pode amolecer a massa.

Dica 2: Você pode usar vários recheios diferentes para preencher a cestinha, inclusive apenas um patê frio e pronto!

Mousse de salmão defumado na torrada

O-que-são-Finger-Foods7

Ingredientes:
100 g salmão defumado
Casca ralada de um limão siciliano
2 colheres de chá de raiz forte em conserva
2 colheres de chá de mostarda dijon tradicional
2 colheres de sopa de nata
2 colheres de sopa de iogurte natural
Pimenta do reino a gosto
Microfolhas de salsinha
Alcaparras

Torradinhas para servir

Modo de fazer:
Coloque no processador o salmão, a casca do limão, a raiz forte, a mostarda, a nata, o iogurte e apimenta do reino. Processe até obter uma pasta firme, brilhosa e aveludada.

Se estiver muito espessa, acrescente um pouco mais de iogurte. Coloque no saco de confeiteiro.

Disponha as torradas em uma bandeja. Disponha o musse no centro das torradinhas. Coloque uma alcaparra e uma microfolha de salsinha por sobre o musse e sirva.

Cogumelos recheados com queijo

O-que-são-Finger-Foods8

Ingredientes:
12 cogumelos frescos inteiros
1 colher (sopa) de azeite
2 dentes de alho picados ou amassados
200 g de cream cheese amolecido
60 g de queijo parmesão ralado
1 / 4 colher (chá) de pimenta do reino moída
1 / 4 colher (chá) de pimenta caiena

Modo de fazer:
Preaqueça o forno em temperatura média (180 C). Forre uma assadeira com papel vegetal.

Cuidadosamente limpe os cogumelos e remova os talos. Pique bem os talos do cogumelos, descartando a parte dura.

Em uma frigideira, em fogo médio, aqueça o azeite. Acrescente o alho e os talos picados. Deixe refogando, tomando cuidado para o alho não queimar. Deixe separado para ir esfriando.

Assim que o alho e o cogumelo estiverem frios, adicione o cream cheese, o queijo parmesão e as pimentas. Misture bem para formar uma pasta bem cremosa.

Com a ajuda de uma colher pequena, preencha os chapéus dos cogumelos com esta pasta. Arrume eles na assadeira forrada.

Asse por 20 minutos em forno preaquecido, ou até os cogumelos começarem a soltar água.

Mini pavlovas

O-que-são-Finger-Foods10

Ingredientes:
3 claras de ovo
½ colher de chá de essência de amêndoas
2/3 de xícara de açúcar
Pitada de sal
400 ml de creme de leite fresco
Açúcar a gosto
½ colher de chá de essência de baunilha
200 gr de pistaches pulverizados
3 maracujás azedos
Frutas tropicais picadas em pequenos cubos

Modo de fazer:
Bata as claras em neve adicionando o açúcar aos poucos até ficarem bem firmes. Acrescente o sal e a essência de amêndoas. Bata.

Sobre uma forma untada, com uma colher de chá disponha porções individuais do merengue. Faça uma pequena cratera no meio desses merengues de forma a parecerem pequenos vulcões.

Asse-os no forno de 90 graus mantendo a porta semiaberta por umas 4 horas ou até estarem completamente secos. Retire, deixe esfriar e congele-os em um recipiente hermeticamente fechado. Podem ser congeladas até o uso.

Bata o creme de leite e a essência de baunilha em um recipiente frio até ele engrossar um pouco. Acrescente o açúcar pouco a pouco e continue batendo até obter o ponto de um chantili.

Disponha o chantili na cratera de cada merengue. Adicione o suco de maracujá e a serragem de pistache. Coloque as frutas tropicais e sirva imediatamente.

 

Agora que você tem as receitas, que tal aproveitar a chegada do fim de semana e chamar a turma toda para uma festa gastronômica de dar água na boca? Aí é só esperar os parabéns a “chef”. Hahaha! Fica dica! 😉

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter