estreia de A Fazenda 13
Em dia de estreia de A Fazenda 13, relembre 10 memes da edição passada
14 de setembro de 2021
Saúde bucal – dicas para ter um sorriso lindo é uma boca saudável!
14 de setembro de 2021
Origami

Para muitos, não existe prazer melhor do que deixar a casa limpa e decorada do seu jeitinho. Temos certeza que a satisfação é ainda maior quando é você que faz a decoração, não é verdade? Pensando nisso, o Pátio Hype trouxe alguns projetos de Origami para você fazer e trazer essa beleza oriental para dentro de casa. Dá só uma olhada!

Antes de mais nada, a decoração oriental, como louças japonesas, jogos de chá, dentre outros, estão em alta a bastante tempo! E trazer essa tendência quente para a sua casa enriquece culturalmente o ambiente e, de quebra, dá um “up” no visual do seu lar. Incrível, não é?

Além disso, o Origami é uma arte oriental milenar que teve início com a chegada do papel ao japão por volta do ano ano 610. Quase ontem né? Ainda assim, como o papel era caríssimo essa arte só era limitada para as pessoas mais ricas.

Foi só quase mil ano depois que o papel se tornou acessível e o Origami como conhecemos hoje foi difundido na sociedade e ganhando popularidade no oriente e posteriormente ao redor do mundo.

Mas chega dessa aula de história! Confira agora 5 projetos super divertidos para você fazer aprender e fazer em casa. Confere aí:

1 – Móbile de Origami

Origami

Tsuru

Em primeiro lugar, com toda certeza você já viu esse passarinho de papel por aí. Conhecido como Tsuru, essa ave sagrada do japão representa felicidade, saúde, sorte e fortuna para perto de você. Por outro lado, o tsuru também é responsável para atrair boas energias para o seu lar.

Ainda nesse sentido, existe até uma lenda japonesa que diz que aquele que fizer mil tsurus de origami terá um pedido realizado. Aja papel hein? Melhor começar logo.

Como fazer:

Depois de fazer os seus tsurus, é hora de botar a criatividade para trabalhar e pensar em como montar o seu móbile. Vamos deixar algumas fotinhas para você se inspirar:

Origami

Vsale lembrar, que aqui vale de tudo! você pode usar fios de nylon e miçangas para fazer várias linhas e criar uma cortina, ou então fazer um móbile em espiral a partir de fios pendurados em uma forma circular, pendurando os passarinhos em diferentes alturas.

Origami

2 – Porta copos de Origami

Origami

Em segundo lugar, que tal preparar uma tarde de chá com temática oriental? Você pode até fazer os descansos de copos com os convidados para criar um momento de descontração. Sem contar que se você usar papeis coloridos e estampados o resultado fica deslumbrante. Confere aí!

Ah! Esse Origami é um pouco mais trabalhoso mas não é nada impossível. Vale a pena tentar, o que não vale é desistir, combinado? À Primeira vista, parece um pouco difícil, mas é só desvendar o modelo e fazer o primeiro.

Você vai precisar de:

  • Mistura feita com uma medida de cola branca para 1/3 de água;
  • Cola para tecido;
  • Tecido;
  • Cartolina cortada no tamanho 20 x 20 cm;
  • Tesoura;
  • Pincel;
  • Régua;
  • Caneta.

Montagem:

  • Primeiramente, recorte um quadrado de cartolina como referência para marcar o tecido;
  • Em seguida, use um pincel para besuntar o verso do pano com a solução de cola branca e água, deixando secar por alguns minutos. Corte mais sete quadrados de tecido como esse;
  • Depois de secar, dobre o quadrado ao meio, unindo as pontas e vincando bem para deixar as dobras firmes e bem marcadas;
  • Após isso, partindo das laterais em direção ao meio do tecido, dobre mais uma vez o retalho.
  • Use como referência o vinco conseguido com a primeira dobra e, depois, repita o procedimento na parte oposta. Assim, as abas se juntarão no centro da peça.
  • Abra as abas e dobre as pontas do tecido, formando pequenos triângulos (Lembre de marcar bem os vincos).
  • Depois, passe a cola e dobre novamente ao meio (conforme a imagem acima). Em seguida, vire a dobradura, deixando as pontas para baixo.
  • Em seguida, Leve uma das pontas até o limite da lateral oposta, de modo a formar um triângulo (foto abaixo) e repita o processocom a outra extremidade.

Conexões:

  • Antes de mais nada, separe quatro peças. Em cada uma delas, marque bem uma das laterais triangulares, dobrando-a;

Obs: Perceba que as laterais das pecinhas estão do lado avesso, essa é a referência que você precisa observar no próximo passo.

  • Feito isso, Enfie a ponta de uma das partes no “bolsinho” da pecinha seguinte. Pegue a terceira dobradura, colocando sua ponta no bolso da peça que acabou de ser encaixada;
  • Faça isso, também, com a quarta pecinha e finalize esta etapa colocando a ponta da primeira peça no “bolso” da última;

Repare bem na foto, é bem mais fácil do que parece e nós temos certeza que você vai conseguir!

Se você tiver feito tudo certinho a junção das unidades terá um formato parecido com um catavento

  • Encaixadas as partes, aproxime bem as peças deixando o centro do “catavento” bem fechadinho. Depois, pincele a aba de todos os “bolsos” com a cola para tecido. Com as outras quatro dobraduras, siga os mesmos passos e monte o outro lado do seu descanso de mesa;
  • Coloque uma parte sobre a outra, conforme a foto. Repare que as pontas do conjunto de dobraduras que foi colocado em cima ficam alternadas com as debaixo. A imagem final é a de um quadrado
  • Todas as pontas que aparecem com acabamento no avesso devem ser dobradas no limite da dobradura seguinte. A cada nova aba dobrada, vá encaixando a ponta no vão mais próximo;
  • Vire a peça para finalizar o origami. Veja que sobraram quatros pontas também na parte de baixo do descanso;
  • Por fim, encaixe as pontas e seu descanso de copos finalmente está pronto!

3 – Caixinha envelope de coração

Origami

Em terceiro lugar, esse projetinho é ideal para presentear aquela pessoa especial. Os envelopes ficam supercharmosos e de quebra dá para botar um bilhete especial ou quem sabe um anel? Fica a dica hein!? Haha

Como fazer:

E aí, curtiu? Conta para a gente o que achou e comenta aqui embaixo qual projeto mais chamou sua atenção. Lembre-se de visitar o Pário Hype regularmente para ler mais matérias como essa. Até a próxima.

Fotos: reproducao.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *