como inserir o cow print em seu look
Cow Print – Como inserir a vaquinha no look do dia
10 de setembro de 2021
Metalizada – 7 dicas para um make brilhante para pele negra
10 de setembro de 2021

PIX – Dicas para usar com segurança e fugir dos golpes!



Ouvir a palavra “pix” já faz parte do nosso dia-a-dia, não é mesmo? Essa inovação tecnológica revolucionou o jeito de realizar transações financeiras e facilitou a vida de muita gente! No entanto, é preciso tomar alguns cuidados com o sistema. Por isso, o Pátio Hype preparou essa matéria para você com 6 dicas para usar o pix com segurança! Confere aí!

Antes de mais nada, o Pix é um sistema criado por empresas de tecnologia em parceria com o Banco Central do Brasil. A plataforma foi laçada no final de 2020 com a premissa de reunir dados de diversas instituções financeiras, permitindo que as transferências aconteçam em tempo real. Incrível, não é?

Por mais que a plataforma seja autenticada e certificada em relação a sua segurança, já existem diversos casos de fraudes e golpes sendo aplicados pelo Pix. Mas, a maioria desses problemas advêm de questões humanas e não de erros no sistema. Logo, é preciso tomar alguns cuidados:

1 – Pesquise os canais oficiais do banco

Em primeiro lugar, tome sempre muito cuidado ao entrar em qualquer tipo de comunicado que o banco envia. É importante sempre acessar as informações que estejam diretamente nos canais oficiais.

Vale lembrar, que para começar a realizar pagamentos e receber valores através do Pix, é preciso ter um cadastro, sendo que as instituições são livres para decidirem como isso é feito. Geralmente esse cadastro é feito através de um aplicativo, até porque as transações pelo Pix só podem ser realizadas através de aparelhos com conexão à internet.

qr code

2 – Veja se os QR Codes são verdadeiros

Essa dica é importante, pois uma das formas de realizar pagamentos pelo Pix é a leitura de QR Codes, que são códigos que podem ser lidos através das câmeras dos celulares. Nesse sentido, é importante checar se o código está direcionando para a conta certa, caso contrário outra pessoa irá receber o dinheiro.

Pix

3 – Confirme se as instituições estão cadastradas junto ao pix

Antes de realizar um pagamento é fundamental que você verifique se a instituição financeira está regularmente cadastrada junto ao Pix. Para isso, basta acessar o site do Bacen. Isso é importante pois surgem companhias novas que possuem contras digitais o tempo todo, e é importante saber se elas estão regulares no Banco Central

Pix

4 – Atenção com chaves e senhas

Não confunda as chaves com a senha do Pix! os pagamentos são recebidos e realizados através das chaves de sistema, como cpf, e-mail ou número de celular. Por outro lado, também é possível gerar chaves únicas, com um conjunto de letras e números.

Com todas essas opções, o que não pode ser feito é compartilhar qualquer dado que não seja a chave pública. Além disso, é importante que nenhum destes dados sejam parecidos com as senhas utilizadas para acessar o banco.

Pix

5 – Evite realizar pagamentos utilizando internet pública

Conexões públicas podem acabar sendo consideradas como inseguras. A conexão pode acabar sendo interceptada por usuários maliciosos que também podem estar utilizando a mesma conexão.

Com isso em mente, o mais indicado e seguro é se certificar que a conexão esteja sendo feita com a conexão de dados do celular, como 5g, 4g ou uma rede wi-fi privada.

Apps

6 – Cuidado com os apps

É importante sempre fechar os aplicativos financeiros após sua utilização para evitar o risco de que alguma pessoa que tenha acesso ao dispositivo possa mexer na conta do usuário. Por outro lado, também é importante manter os aplicativos atualizados, pois as versões mais recentes esão menos suscetíveis a falhas de segurança.

E aí, curtiu? Conta para a gente o que achou e comente aqui embaixo quais dicas você utiliza para usar o Pix com segurança . Lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente para ler mais matérias como essa.

Fotos: reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *