Quem tem o hábito de roer unha sabe como é: bateu aquela ansiedade… mão na boca! Mesmo possuindo uma textura estranha – nem rígida e nem flexível – e não tendo um sabor ou cor agradável que motive uma mordida, muitas pessoas não resistem à tentação de mordiscar as unhas e roê-las. Normalmente esse tipo de comportamento está associado a crises de ansiedade ou de baixa autoestima.
Mas calma! O mau hábito tem cura. Há desde soluções mais simples, como o uso de esmaltes, até outras mais trabalhosas e que vão além dos cuidados estéticos. Como o No Pátio entende que é difícil se controlar- mas vamos combinar que além de feio, rola um arrependimento depois que surge a dor nos cantinhos machucados -, vamos tentar ajudar você a superar este “vício” com algumas dicas certeiras. Anote!COMPROMETA-SE
Sim, tome a decisão e leve a sério. Acredite que você conseguirá! Para facilitar, conte para a galera e comente o assunto nas redes sociais. Seus amigos podem te ajudar a se policiar!
MANICURE EM DIA
Tente fazer as unhas toda semana. Funciona mesmo, afinal, sempre dá uma peninha de estragar as unhas que estão tão perfeitinhas! Se você vai à manicure, roer = sensação de dinheiro jogado fora. Se faz em casa, não vai querer perder um tempão e, depois, acabar com seu trabalho usando os dentes, não é mesmo?
ACERTE O TAMANHO
Manter as unhas curtas e lixadas evita que elas se enganchem em roupas ou objetos, inibindo aquela vontade incontrolável de arrancar o pedacinho lascado – e aí dar início ao vício da roedura sem fim. Estes dois truques evitam que ela quebre com facilidade – e consequentemente que você as cutuque.
MASTIGUE UM CHICLETE
O chiclete não é solução, mas ajuda a dar uma folga para as unhas. O movimento repetitivo, quase inconsciente, também pode funcionar como uma válvula de escape para a ansiedade. Mas atenção! A solução definitiva só vem quando você entende o que desperta a ansiedade e descobre maneiras de aliviar as crises.
HIDRATE BASTANTE
Muitas vezes, o primeiro passo para colocar a mão na boca é encontrar aquela cutícula chatinha. Já viu este filme? Portanto, combata o ressecamento das cutículas com cremes ou ceras hidratantes.
Agora mãos à obra! Você tem alguma outra dica que ponha fim ao vício de roer unhas? Se tiver, compartilha com a gente do No Pátio.
Fotos: Reprodução.