Batata, batata-inglesa, batatinha, pataca, escorva, papa ou semilha. O nome não importa, o fato é que ela é um dos vegetais mais consumidos na América do Sul e do Norte. É rica em carboidratos, sais minerais, vitamina C e poucas quantidades de vitaminas do complexo B. Esse vegetal, que agrada a praticamente qualquer paladar, mantém um papel importante na culinária do cotidiano. As batatas podem ser encontrados em quase todas as refeições. Em fast foods como batatas fritas, que são um sucesso entre todas as idades.
Sim, a batata é um ingrediente que todo mundo gosta e que não demanda uma preparação complicada. E, para valorizar o tubérculo e variar o cardápio, o No Pátio separou algumas dicas de receitas com batata de dar água na boca. Clique e maravilhe-se!
SALADA MORNA DE BATATAS
Ingredientes:
– 2 batatas holandesas grandes;
– 2 colher(es) de sopa de cenoura cortada em cubinhos pequenos;
– 2 colher(es) de sopa de cebola bem picada;
– 1 unidade(s) de cornichon (picles de pepino pequeno) bem picado;
– 1 colher(es) de sobremesa de alcaparra picada;
– 1 colher(es) de café de suco de limão;
– 1 colher(es) de café de mostarda amarela;
– 1/2 colher(es) de chá de açafrão em pó;
– 1 colher(es) de sopa de maionese;
– Cebolinha francesa picada a gosto;
– Sal a gosto;
– Pimenta do reino a gosto.
Para o molho:
– 2 gemas de ovo caipira passadas por uma peneira;
– 2 pitada(s) de sal;
– 1/2 colher(es) de café de água mineral.
Modo de preparo:
Cozinhe as batatas com casca até que fiquem bem macias. Quando estiverem cozidas, retire a casca com o auxílio de um pano seco e uma faca de legumes e passe por um espremedor de batatas. Numa frigideira, doure levemente a cebola em um fio de azeite. Misture todos os ingredientes restantes até que fique bem homogêneo. Tempere com o sal e a pimenta do reino.
Molho: Misture os ingredientes e coloque dentro de um saquinho com fechamento rápido. Cozinhe em água a 63º por cerca de 20 minutos. Reserve. Em seguida, distribua a salada morna de batatas, coloque sobre ela um pouco de ovo cozido e ralado. Sirva com molho de gemas e alcaparra desidratada.
SHEPHERD’S PIE (TORTA DE CARNE INGLESA)
Ingredientes:
– Óleo para refogar;
– 3 cebolas picadas picada em cubos;
– 1/2 xícara(s) de chá de cenoura picada em cubos;
– 1/2 xícara(s) de chá de salsão picado em cubos;
– 2 colher(es) de sopa de extrato de tomate;
– 450 grama(s) de costela de boi moída;
– 450 grama(s) de paleta de cordeiro moída;
– 2 colher(es) de sopa de molho inglês;
– 3/4 xícara(s) de chá de vinho tinto;
– 4 xícara(s) de chá de caldo de carne;
– 1 cabeça de alho;
– 1 ramo de tomilho;
– 1 ramos de alecrim;
– 1/2 xícara(s) de chá de salsinha;
– Sal a gosto;
– 2 xícara(s) de chá de purê de batata com consistência firme.
Modo de preparo:
Em uma panela coloque o óleo e refogue a cebola, a cenoura o salsão até murchar. Coloque o extrato de tomate e misture. Junte as carnes moídas e refogue por mais alguns minutos. Acrescente o molho inglês, o vinho tinto e o caldo de carne.
À parte, faça um amarrado com os temperos: alho, tomilho, alecrim. Para facilitar você pode usar um pano absorvente de limpeza (virgem) para fazer uma trouxinha (a ideia é que os ramos e cascas não se misturem ao molho). Coloque o “saquinho” com os temperos no refogado. Cozinhe em fogo alto por 40 minutos, diminua o fogo, e deixe até que o líquido quase evapore totalmente.
Salpique a salsinha picada, retire o saquinho com os temperos e acerte o sal se necessário. Transfira o refogado para um recipiente refratário (que possa ir ao forno) onde será montada a torta. Cubra o purê de batata. Se quiser, pode colocar o purê no saco de confeitar e decorar a torta. Asse por 20 minutos em forno alto. Sirva quente.
PURÊ DE BATATA LIGHT
Ingredientes:
– 500g de batata;
– 500g de bróculos;
– 200 de leite;
– 50g de manteiga;
– Sal, pimenta e noz moscada.
Modo de preparo:
Das receitas com batata de dar água na boca essa é a mais simples. Basta descascar as batatas e os brócolos para o puré. Em seguida, adicionar o leite, sal e pimenta e a noz moscada. Programar 25 minutos em fogo de 90º e colocar a manteiga no final, retificando os temperos.
MINI BAKED POTATO (Batatas recheadas)
Ingredientes:
– 1 quilo(s) de batata bolinha;
– 1 copo(s) de requeijão cremoso;
– 2 xícara(s) de chá de presunto picado.
Modo de preparo:
Em uma panela, cozinhe as batatas por cerca de 30 minutos ou até ficarem macias. Depois, em um processador de alimentos, bata o requeijão com o presunto e coloque em um saco de confeitar com bico pitanga. Faça um corte em cruz em cada batata e recheie com o patê. Sirva.
CREME DE BATATA E OVO
Ingredientes:
– 4 batatas;
– 1 xícara(s) de chá de leite;
– 1 colher(es) de chá de azeite extravirgem;
– 2 claras;
– 4 gemas;
– 2 colher(es) de sopa de farinha Panko (à venda em lojas de produtos orientais);
– 1 colher(es) de sopa de manteiga;
– Sal e pimenta a gosto;
– 4 bastões de grissini.
Modo de preparo:
Coloque as batatas inteiras e com casca em uma panela, cubra com água fria e cozinhe até ficarem macias. Descasque as batatas e bata no liquidificador com o leite e o azeite. Ajuste o sal e a pimenta. Bata as claras em neve e incorpore ao creme de batata delicadamente, com a ajuda de uma espátula ou colher. Aqueça um pouco de água (o suficiente para cobrir as gemas) com sal em uma frigideira até ferver. Desligue o fogo, coloque as 4 gemas e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos.
Retire com uma escumadeira e reserve. Em outra frigideira derreta a manteiga e doure bem a farinha panko. Reserve. Sirva em uma taça Dry Martini colocando primeiro o creme de batata, depois uma gema de ovo e finalizando com a farofa de panko. Decore com o grissini.
Além dessas dicas de receitas com batata de dar água na boca é importante falarmos também que essa maravilha ainda possui vários benefícios. Veja abaixo alguns deles:
– Faz bem para a pele: A Batata crua ou seu sumo pode ser aplicado sobre a acne para curar e remover a marca.
– Melhora a Eficiência do Cérebro: A Batata é rica em ácidos complexos, aminoácidos e vitamina B que são realmente úteis para manter o sistema nervoso ativa.
– Diminui Pressão Alta: A Batata contém uma quantidade elevada de potássio, que ajuda a contrabalançar o efeito de sódio. Eles ainda contêm kukoamines que são conhecidos por ser responsável pela redução da pressão arterial.
Diz a história que a batata é originária do Peru, onde foi cultivada desde as eras imemoriais pelo povo Inca. Em razão do seu alto rendimento e sua grande capacidade de adaptação, felizmente para nossa alegria, o cultivo foi largamente espalhado pelo mundo.
Fotos: Reprodução.