Essa semana, os fãs das novelas do Manoel Carlos tiveram uma boa notícia em dose dupla. Isso porque a novela Mulheres Apaixonadas voltou a ser exibida no Canal Viva enquanto Laços de Família foi anunciada como próxima atração do Vale A Pena Ver De Novo. As novelas do autor foram grandes sucessos da programação da Rede Globo e todas traziam um elemento em comum: as Helenas. Isso porque Manoel Carlos sempre nomeava sua personagem principal como Helena, então, várias e inesquecíveis foram as Helenas cujas histórias emocionantes acompanhamos na faixa das oito da noite na televisão. Então, que tal relembrar algumas delas?
01 – Baila Comigo – Lillian Lemmertz é a primeira Helena das novelas do Manoel Carlos
A novela foi exibida em 1981 e trouxe Lilian Lemmertz como a primeira de todas as Helenas das novelas de Manoel Carlos. Na trama, ela era uma enfermeira que lutava para lidar com o trauma de ter separado dois irmãos gêmeos pouco após o parto.
02 – Felicidade – Maitê Proença e a Helena mais fofa de todas
Em 1991 ia ao ar a novela Felicidade, com um elenco de peso. E a atriz Maitê Proença deu vida à segunda Helena. Mais conhecida na trama como Leninha, ela era professora em uma cidade pequena que tentava mudar a realidade do local. O curioso é que pouca gente lembra que essa novela também é de Manoel Carlos.
03 – História de Amor – A primeira Helena de Regina Duarte
A trama de 1995 trazia Regina Duarte no papel de uma mãe que lidava com o despertar sexual da filha adolescente. E, enquanto isso, ela própria lidava com uma espécie de “quadrado amoroso” com Carlos Alberto (José Mayer), Paula (Carolina Ferraz) e Sheila (Lilia Cabral).
04 – Por Amor – Regina Duarte em uma das Helenas mais inesquecíveis
Regina Duarte viveu por três vezes a personagem principal nas novelas de Manoel Carlos, mas certamente foi em Por Amor, sua segunda Helena, que ela se tornou inesquecível. Na trama, ela é mãe de Eduarda, interpretada por sua filha, Gabriela Duarte, e vive um romance com Atílio (Antônio Fagundes). Mas ela mostra todo o amor pela filha ao dar a ela o próprio filho sem que ela soubesse, porque seu neto nasceu morto.
05 – Laços de Família – Vera Fischer e uma Helena da “vida real”
Manoel Carlos sempre tentou trazer tramas familiares mais próximas da realidade de muitos espectadores, e isso ficou claro nessa novela. Aqui, temos Vera Fischer como a mãe que abre mão do seu amor por Edu ao ver que a filha Camila estava apaixonado pelo seu namorado. Mas a novela ficou marcada mesmo pela forma como Camila lida com o câncer…
06 – Mulheres Apaixonadas – Christiane Torloni é uma Helena Moderna
Em quase todas as tramas, a personagem Helena é uma mulher solteira ou divorciada em busca do amor. Mas em Mulheres Apaixonadas, a personagem começa a trama casada, mas infeliz no casamento. Ela então abre mão dos 15 anos de relacionamento em busca de viver um novo amor.
07 – Páginas da Vida – Regina Duarte em sua última Helena
A terceira e última Helena vivida por Regina Duarte trouxe o amor dela por uma criança com síndrome de down. Mas, a questão é que a mãe da criança morreu durante o parto e a menina foi entregue para adoção pela avó, sem o restante da família tomar conhecimento. Quando o avô descobre tudo, começa uma batalha pela guarda da menina.
08 – Viver a Vida – Taís Araújo é a primeira Helena negra das novelas do Manoel Carlos
Taís Araújo deu vida à Helena mais jovem de todas as tramas do autor. Ela viva uma modelo que abriu mão da carreira de modelo para se casar com o empresário Marcos. Infelizmente, a personagem sofreu preconceito não emplacou tão bem e o destaque da trama ficou para a personagem Luciana (vivida por Alinne Moraes), que de vilã virou mocinha ao lidar contra a paralisia após um acidente.
09 – Em Família – Julia Lemmertz e o fim de um ciclo
Em 2014, a última novela de Manoel Carlos foi ao ar. A novela Em Família trazia o amor entre os primos Helena e Laerte (vivido por Gabriel Braga Nunes). Então, o autor escolheu Julia Lemmertz para encerrar um ciclo de Helenas que começou justamente com a mãe da atriz, em 1981, como falamos lá no começo da matéria…
As Helenas e as novelas do Manoel Carlos são mesmo marcantes, hein? Então, qual a sua favorita?
Fotos e vídeos: Reprodução