Quem é fã da trilogia O Senhor Dos Anéis sabe que o dia 3 de janeiro marca a data de nascimento de J. R. R. Tolkien, autor de todas as obras ligadas ao universo da Terra Média e os Anéis do Poder. E para celebrar este dia, nada como listar algumas curiosidades sobre os bastidores da trilogia que marcou a história dos cinemas. Mas a gente já adianta que o fato de Viggo Mortensen ter quebrado o dedo do pé ao chutar o elmo de um orc não está na lista porque, bem, já nem é curiosidade mais, certo? Então confere só:
Sean Bean preferia escalar a montanha do que voar
Os filmes foram gravados na Nova Zelândia, um país que tem regiões bem montanhosas e, mesmo quem vê o filme, observa que vários trechos ocorrem em montanhas. Pois bem, os atores eram levados até as locações altas de helicóptero, mas Sean Bean, que interpretou Boromir, tinha medo de altura. Então ele preferia escalar a montanha todos os dias — mesmo utilizando seu pesado figurino — do que pegar um helicóptero.
Basicamente todo mundo se machucou em O Senhor dos Anéis
Como citamos no início, os dedos quebrados de Aragorn já não são mais curiosidades. Mas, além dele, basicamente todo o elenco do filme acabou indo parar no hospital durante as filmagens. Orlando Bloom, o Legolas, fraturou as costelas após cair do cavalo. John Rhys-Davies, que interpretou o anão Gimli, teve uma reação alérgica severa ao figurino e Sean Astin, o eterno Sam, machucou seriamente o pé ao pisar em um grande caco de vidro quando seu personagem corria atrás de Frodo em um rio.
A briga entre magos
Muito embora a história de O Senhro dos Anéis seja marcada pela presença de dois magos, Gandalf e Saruman, o diretor dos filmes, Peter Jackson, não gostava de magia. Em entrevista, ele falou “Eu não gosto de caras velhos disparando raios azuis com as pontas dos dedos e fazendo todas as coisas usuais do tipo bruxaria”. Assim, a cena que os dois magos se enfrentam basicamente não há magia, apenas “dois caras velhos se espancando pra caramba”.
Outro Aragorn
Hoje em dia é impossível pensar em outro ator no papel de Aragorn, no entanto, Viggo Mortensen nem sempre foi o escolhido para viver o personagem. Na verdade, a produção chegou a gravar cenas com Stuart Townsend, um ator irlandês, como Aragorn. Mas no segundo dia de filmagens, Peter Jackson viu que a coisa não ia bem. Então Townsend foi demitido e a produção conseguiu Mortensen para o papel.
Deu até vontade de aproveitar o fim de semana para rever os filmes, não é mesmo?
Fotos e vídeos: Reprodução