Quem nunca colocou mais do que deveria no carrinho de compras, não é mesmo? Em tempos em que os preços estão cada vez mais altos, a economia se faz necesdária! Por isso, o Pátio Hype preparou essa matéria para você dicas de como economizar nas compras do mercado. Dá só uma olhada:
Gasolina – Dicas para economizar e reduzir o consumo
1 – Tenha um orçamento
Em primeiro lugar, é importante traçar uma meta de orçamento ao ir fazer compras. Até porque, a economia deve começar antes mesmo de sair de casa, combinado?
Aqui, ´´e hora de fazer da calculadora a sua melhor amiga. Ainda assim, outro hábito saudável que você deve ter é passar a analisar os seus gastos mensais. Para isso, guarde todas as notinhas e no final do mês veja quais itens podem ser substituídos e quais estão pesando demais no bolso.
5 hábitos para o dinheiro render mais
2 – Planeje as compras antes de ir ao mercado
Em segundo lugar, para fazer uma compra inteligente é preciso olhar bem para a sua dispensa e entender o que está faltando e quanto você precisa de cada produto. Assim, dá para evitar excessos e se manter no verde no final do mês.
Ah! A lista de compras é um dos fatores chaves na hora de economizar, ok? Portanto, deixe-a bem organizada, coloque a quantidade do que você precise e não só o nome do alimento.
3 – Faça uma pesquisa de preços entre mercados
Em terceiro lugar, que tal conhecer outros estabelecimentos e pesquisar bem os preços antes de fazer as compras? Especialistas dizem que antes de você realizar qualquer compra é preciso pesquisar em no mínimo 3 lugares.
Vale lembrar, que ninguém é obrigado a comprar sempre no mesmo lugar. Além disso, o número de mercados só aumenta, ofertando mais possibilidades para o consumidor.
4 – Não vá ao mercado com fome!
Em quarto lugar, é imprescindível que você não vá para o mercado com fome, já que isso influencia diretamente no seu olhar e na tomada de decisões. Logo, coma antes de ir ao mercado e só vá fazer as compras quando estiver de boa e sem stress.
5 – Atente-se aos truques do mercado
Você sabia, que os mercados estão repletos de truques e artimanhas para te fazer gastar mais? Normalmente, os produtos que ficam na altura dos olhos tem os preços mais altos. Portanto, olhe com atenção as prateleiras.
Por fim, também é preciso ter cuidado com as práticas abusivas, entre elas a divergência de preços do produto da prateleira e do caixa ou a diferenciação de preços dos produtos congelados e de temperatura ambiente.
Lembre-se que no primeiro caso você tem o direito de levar o produto pelo menor valor. Já no segundo, o acondicionamento dos produtos deve ser por conta deles. Por isso, não aceite essas práticas e procure o gerente do estabelecimento para resolver o problema.
Ah! É importantíssimo que os clientes leiam pelo menos uma vez o Código de Defesa do Consumidor. Assim, você se mantêm informada sobre os seus direitos e de quebra abre o olho para diversas práticas abusivas.
E aí, curtiu? Conta para a gente o que achou e comenta aqui embaixo o que você quer ver aqui no Pátio Hype. Lembre-se de nos visitar regularmente para ler mais matérias como essa. Até a próxima!
Fotos: reprodução.