
Se você acha que “maior música dos anos 80” é coisa antiga e que não tem mais nada a ver hoje em dia, talvez seja melhor rever seu pensamento. Afinal, a década influenciou a música do mundo — e influencia até hoje. E o site Acclaimed Music levou a sério a parada. Ele juntou dezenas de listas de críticos, publicações, rankings internacionais, compilou tudo e fez sua própria versão de “as melhores músicas da década de 1980”. O resultado? Uma curadoria fina que revela não apenas os hits óbvios, mas o quanto cada faixa resistiu ao tempo, à crítica e ao gosto das pessoas mesmo após tanto tempo.
Como a seleção funciona:
Segundo o próprio site, a escolha das músicas para compor a lista é quase uma “ciência”. Para isso, eles fazem da seguinte forma:
Para começar, o pessoal coleta listas de críticos, revistas especializadas, rádios, publicações de todo o mundo. Mas tem um detalhe: são listas feitas por especialistas, não “votos de fãs” ou “ouvir no Spotify”. Em seguida, os profissionais fazem o que chamam de “match-ups”, ou seja, comparações entre músicas em pares, comparando as listas seguindo critérios como: relevância da lista, ano de publicação, região geográfica.
Assim, uma música que aparece em muitas listas reconhecidas, de diferentes regiões, ao longo do tempo, “ganha pontos” mais altos. Ou seja: não basta apenas “foi hit em 1983”. Eles levam em conta dados como é “foi citado por críticos em 1990, 2000, etc”. Resultado: eles criam um ranking que tenta ser mais objetivo e menos impulsionado por modismos temporários ou gostos pessoais. Logo, quando dizemos “top 10 segundo Acclaimed Music”, estamos falando de um consenso crítico internacional — ou ao menos, de uma curadoria bem pensada.
As 10 melhores músicas dos anos 1980 segundo o Acclaimed Music
No site, é possível ver que a lista completa tem 200 canções. No entanto, a gente trouxe somente o Top 10 para vocês. Então segura a nostalgia e confere só:
1. Billie Jean — Michael Jackson (1983)
Não há como negar: esse é m dos maiores hits da história da música. Uma linha de baixo icônica, um vídeo revolucionário na antiga MTV, presença mundial. O site considera que essa música ultrapassou seu tempo.
2. Sweet Dreams (Are Made of This) — Eurythmics (1983)
Synth-pop bem feita, voz marcante de Annie Lennox, clima sombrio e dançante. Tinha como dar ruim? Claro que não! Um marco estético dos anos 80 que faz sucesso até hoje.
3. Like a Prayer — Madonna (1989)
Não tinha como não ter Madonna no top 3 desse ranking, afinal, falar de música dos anos 80 é falar dela! Seu pop ousado, misturando gospel, controvérsia e imagem midiática a levou a chocar o mundo (mais uma vez) e ser criticada até pela Igreja! Representa a época em que o pop virou espetáculo com significado, saudades…
4. Purple Rain — Prince (1984)
A balada épica de rock/pop, com solo de guitarra, voz potente e uma aura quase mítica transformou Prince em mais do que um ícone. Uma canção-símbolo da década.
5. Don’t Stop Believin’ — Journey (1981)
Se você gosta de Glee, agradeça aos anos 80 por um de seus maiores hits! Don’t Stop Believin’ vitou um hino que transcendeu a época, virou culto, trilha sonora de série e show ao vivo eterno.
6. Take On Me — a‑ha (1985)
Unindo um videoclipe revolucionário para a época, com animação misturada com live-action e melodia pop quase perfeita, fizeram dessa canção um retrato do espírito da década.
7. Every Breath You Take — The Police (1983)
Balada de rock/pop com letra que virou arma e metáfora, tanto para amor quanto para obsessão. Na época até podia parecer fofa, mas hoje em dia virou meio creepy, não acham?
8. Livin’ on a Prayer — Bon Jovi (1986)
Rock de arena, refrão gigante, energia de show — encapsula “sons dos anos 80” e traz à tona todo o espírito rebelde juvenil da época!
9. When Doves Cry — Prince (1984)
Outro clássico de Prince nesta lista; experimental, sem baixo na linha principal, com arranjo ousado. Mais uma vez, não tem motivos pra não estar na lista.
10. Sweet Child o’ Mine — Guns N’ Roses (1987)
A pessoa pode até não ser fã de Guns, mas certamente conhece o riff de guitarra inesquecível da canção. Um clássico do hard-rock que alcançou o mainstream e que permanece no repertório vivo de fãs e músicos.
Quem tá ali na casa dos 40 deve ter sentido o gostinho de infância/adolescência nessa lista, hein?
Fotos e vídeos: Reprodução





