Babyshark
Babyshark ganha de Despacito e se torna o vídeo mais visto do Youtube
4 de novembro de 2020
Shows em comemoração ao Dia Nacional da Cultura
5 de novembro de 2020

App de reconhecimento facial é criado para encontrar pessoas desaparecidas

Um dos grupos de buscas a pessoas desaparecidas mais conhecidas do Brasil é o Mães da Sé. Trata-se de uma organização sem fim lucrativos que, há anos, se reúne semanalmente na Igreja da Sé, em São Paulo, com fotos e cartazes de entes queridos que desapareceram. O objetivo, claro, é encontrar essas pessoas, mas infelizmente, nem sempre isso acontece. Então, para ajudar mães, pais e parentes de pessoas desaparecidas, o Mães da Sé lançou um app de reconhecimento facial.

A ferramenta foi feita em parceria com a Microsoft e a Mult-Connect, que trabalharam juntamente com a ONG. Intitulado Family Faces, o aplicativo utiliza a tecnologia e recursos de inteligência artificial do Microsoft IA for Humanitarian Action, juntamente com dados de reconhecimento facial. Então, para utilizar o recurso é bem simples. Basta o usuário baixar o aplicativo e inserir os dados requisitados. Isso pode acontecer de duas maneiras: manualmente, colocando dados como altura, cor dos olhos, da pele e afins ou enviando uma foto.

reconhecimento facial

Um sistema de inteligência artificial compara os dados enviados ao banco de dados de pessoas desaparecidas que ele possui. Após analisar os traços da fisionomia, ele indica caso se trate de alguém que já foi dado como desaparecido. Caso a pessoa acredite que os dados inseridos batem com o de alguma pessoa desaparecida, ela envia um alerta, que será automaticamente recebido pelo Mães da Sé. Inicia-se então um processo de checagem.

reconhecimento facial

Vale destacar que todas as fotos enviadas não são guardadas pelo aplicativo. Ou seja, após o processo de análise de reconhecimento facial, a foto enviada é descartada para sempre – o que garante a privacidade das informações. Então, se você quiser ajudar, basta baixar o app de reconhecimento facial, que está disponível de forma gratuita tanto para Android quanto para iOS.

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *