Todos nós já sabemos dos grandes benefícios que os exercícios físicos trazem ao nosso corpo e a nossa cabeça, mas em alguns momentos das nossas vidas ficamos receosos se devemos continuar ou parar com as atividades físicas.
A gestação é um desses momentos. Ficamos bastante em dúvida do que podemos continuar fazendo durante esses nove meses e com medo de que coisas que são rotineiras para nós, acabem fazendo mal ao bebê, principalmente as mamães de primeira viagem.
Apesar da indisposição e enjoo que algumas gestantes costumam sentir, devemos lembrar que gravidez não é doença e nem deve ser motivo de sedentarismo. Claro que você não vai manter o seu ritmo normal de exercícios e nem pegar pesado, mas continuar fazendo atividades físicas, que sejam indicadas para essa fase, traz inúmeros benefícios para a mulher ter uma gestação ainda mais tranquila e saudável.
Durante a gravidez, os benefícios buscados com os exercícios não podem ser estéticos. Nessa fase, o benefício buscado é uma melhor qualidade de vida para a gestante. O No Pátio traz agora uma lista dos exercícios mais indicados para fazer durante a gestação. Confira e inspire-se!
Caminhada – A caminhada trabalha os membros inferiores sem sobrecarregar os joelhos. Devido ao baixo impacto causado pelo exercício, geralmente, é a principal atividade recomendada pelos médicos, principalmente porque não é necessário o acompanhamento de um profissional e a gestante pode fazer a hora que quiser. Só tenha cuidado ao escolher o calçado, ele deve ser adequando para o exercício, e o local da caminhada, ela deve ser feita em uma superfície lisa (esteira) ou áreas planas.
Musculação – é indicado apenas para gestantes que já praticavam a modalidade antes de engravidar. E lembre-se que alguns exercícios devem ser adaptados durante esta fase.
Hidroginástica – Estas aulas devem ser específicas para gestantes. Por não ter impacto e a água diminuir o peso da barriga, evita dores nos joelhos, melhora o tônus, além de proporcionar uma sensação de bem-estar.
Pilates – Ele age nas chamadas musculaturas pélvica e paravertebral, responsável pela estabilização da coluna. Trabalhar essas regiões, além de evitar dores nas costas, também permite que a mulher tenha um parto menos traumático.
Gravidinhas, não tenham medo de fazerem atividades físicas, como vocês podem ver, elas trarão vários benefícios também nessa fase da vida. Mas, antes de começar, lembrem-se de conversarem com seus médicos para que ele indique qual exercício é o mais indicado para você, como e durante quanto tempo você deve se exercitar por dia, geralmente o indicado é cerca de 40 minutos diários.
Para quem não tinha o costume de praticar exercícios, é mais seguro que só comece a fazê-lo após o terceiro mês da gestação. Como não haverá gasto calórico alto, não há a necessidade de tomar suplementação por conta da rotina de exercícios. Caso você precise de algum suplemento vitamínico seu médico irá receitar algo indicado para grávidas.
Atividades de grande impacto e movimentos como saltar estão proibidos durante toda a gestação, e não se esqueça de que a intensidade e a frequência dos exercícios devem diminuir a cada mês para controlar a frequência cardíaca da mamãe. Sem contar que, com o crescimento do bebê, a barriga vai pesando cada vez mais deixando a futura mamãe mais cansada.
Se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto, não deixe de questionar o seu médico sobre isso. Se cuidar também durante a gestação é importante para a sua saúde e seu bem estar.
Fotos: Reprodução