10ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental começa hoje
23 de agosto de 2012
Cindy Crawford cria a sua primeira linha de moda
23 de agosto de 2012

Brigitte Bardot, Salvador Dalí, Charles Aznavour, Alain Delon, François Mitterrand, Catherine Deneuve, Jeanne Moreau, Edith Piaf e Jacques Chirac. Esses são apenas alguns exemplos de personalidades que foram eternizadas no famoso estúdio francês Harcourt, que funcionava desde 1934, em Paris, e que ainda hoje é tido como um verdadeiro marco na história da fotografia.

O Harcourt é responsável por uma das mais significativas coleções de fotografias dos séculos XX e XXI, graças à sua qualidade e estilo inconfundível, quase sempre em preto e branco. A partir desta quinta-feira (23), parte desse valioso acervo poderá ser visto em Fortaleza, na exposição “Harcourt”, em cartaz no Espaço Cultural Unifor Anexo, até 7 de Outubro, em uma parceria da Universidade de Fortaleza com a Aliança Francesa no Brasil.

No início, a produção do estúdio era focada apenas em imagens para a imprensa, logo depois ocorreu uma mudança e começou a se dedicar a retratos em preto e branco, principalmente de personalidades do cinema e da cultura da época. As imagens sempre traziam seus personagens envolvidos por uma auréola luminosa e sempre eram maquiados de uma maneira a valorizar a sombra e a luz.

Desde 1986, o acervo do Harcourt pertence ao Estado Francês. Entre os rostos atuais registrados pelo Harcourt estão os de Zinedine Zidane, Spike Lee, John Malkovich, Michael Schumacher, Jean-Paul Gauthier, os recentes ganhadores do Oscar Marion Cotillard e Jean Dujardin, além dos brasileiros Paulo Coelho, Glória Pires, Gustavo Kuerten e o cacique Raoni.

Serviço:

Abertura da exposição “Harcourt”
Data: Quinta-feira (23), às 19 horas.
Local: Espaço Cultural Unifor – Av. Washington Soares, 1321,Edson Queiroz.
Visitação: 24 de Agosto a 7 de Outubro de 2012.
Contato: (85) 3477-3000.

 

Fotos: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *