Leilão no Ceará quitará dividas trabalhistas
10 de setembro de 2015
Projeto Domingo com Arte chega a segunda edição neste domingo (13)
10 de setembro de 2015

Com mais de 330 mil visitantes nas seis cidades brasileiras por onde já passou, a exposição Múltiplo Leminski chega à CAIXA Cultural Fortaleza. Entre 16 de setembro e 8 de novembro, o público cearense poderá conferir a maior mostra já realizada sobre a obra e vida do escritor e poeta curitibano Paulo Leminski (1944-1989), que reúne mais de mil objetos originais entre fotos, livros, pinturas, poesias, vídeos e filmes.

Resultado de anos de pesquisa e catalogação da produção de Leminski, o acervo da exposição pretende revelar a multiplicidade do artista, também músico, compositor, romancista, tradutor, ensaísta, judoca e publicitário. Um exemplo é a escrivaninha onde o poeta escreveu boa parte de suas obras, que pode ser vista no ambiente Usina Leminski.

múltiplo leminski nopatio2

A curadoria é assinada por Alice Ruiz e as filhas do poeta, Aurea e Estrela Ruiz. A exposição está distribuída em espaços cênicos, painéis e vitrines. O espaço Infanto-juvenil propõe atividades lúdicas e apresenta referências sobre dois livros escritos por Leminski para os pequenos: Guerra dentro da gente e Lua no cinema. Este primeiro inspirou a animação Belowars, que está na mostra. As crianças podem se divertir ainda com as músicas de Pirlimpimpim, um disco gravado por Guilherme Arantes, com músicas dele e letras de Leminski. A mais conhecida é Xixi nas estrelas.

A exposição traz a Fortaleza uma série de atividades paralelas. Na abertura, em 15 de setembro, haverá uma visita guiada conduzida pelas curadoras da mostra. Para participar é preciso se inscrever na CAIXA Cultural Fortaleza. Também no dia 15, Estrela Leminski vai apresentar o pocket show Leminskanções, acompanhada de Téo Ruiz. Ainda está prevista uma palestra sobre a obra de Paulo Leminski com o músico e jornalista Flávio Paiva, no dia 6 de outubro.

Paralelamente à exposição, será realizada uma mostra áudio visual no cine-teatro do local, sobre diversos assuntos relacionados ao poeta. Além disso, um grafiteiro local será convidado para realizar uma intervenção urbana com temática Leminskiana. Depois de Fortaleza, a mostra segue para a CAIXA Cultural Rio de Janeiro. A exposição estreou no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, em 2012, e já passou por Foz do Iguaçu (PR), Goiânia, Recife, Salvador e São Paulo.

múltiplo leminski nopatio3

Todas as facetas de Leminski 

O escritor curitibano apresenta uma produção extensa que abrange não só a literatura, mas outras inúmeras linguagens artísticas. Todos os objetos originais presentes na exposição pertencem ao acervo particular da família: a máquina de escrever, livros escritos e traduzidos por ele, obras que faziam parte da biblioteca particular, entre elas dicionários em várias línguas, revistas, fotos, cadernos, recortes de jornais, entrevistas, cartas, poesias escritas em guardanapos, originais manuscritos e datilografados, histórias em quadrinhos, vídeos. O vasto repertório como letrista e compositor está representado por capas de LPs, discos e fitas cassetes.

 

 

Serviço:

Exposição Múltiplo Leminski – Paulo Leminski

Local: CAIXA Cultural Fortaleza

Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema

Data: 16 de setembro a 8 de novembro de 2015 (no dia 15 de setembro, às 19h, haverá um coquetel de                   abertura para imprensa e convidados, uma visita guiada com as curadoras, além do Pocket Show               Leminskanções).

Horário: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h e aos domingos, das 10h às 19h

Classificação indicativa: Livre

Entrada Gratuita

Serviço de manobrista gratuito no local no dia da abertura

Acesso para pessoas com deficiência

Informações Gerais:

Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza

(85) 3453-2770

 

Fotos: Reprodução

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *