Sabe quando você acaba um relacionamento, não consegue parar de pensar e nem falar no ex por um minuto sequer e suas amigas falam que isso é a pior coisa que você pode fazer por você e que assim nunca vai conseguir superar esse fim?
Pois é amigas, fiquem sabendo que o conselho de parar de pensar no ex é que é o verdadeiro erro nessa situação.
Segundo uma pesquisa recente da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, falar sobre ex ajuda sim a cicatrizar as tristezas que a separação causou.
O estudo, comandado pela cientista Grace Larson, recrutou um total de 210 voluntários, com idades entre 17 e 29 anos, que tinham passado por separações nos últimos seis meses e os separou em dois grupos.
Os participantes do primeiro grupo fizeram uma série de testes e atividades, como falar sobre a antiga relação, do ex e preencher questionários a respeito de seus sentimentos. Já os voluntários do segundo grupo fizeram apenas uma atividade de completar frases.
O estudo revelou, nove semanas depois, que os participantes do primeiro grupo estavam mais aptos a lidar com a separação. De acordo com os pesquisadores, esse melhor processamento do rompimento estaria ligado a uma reconstrução da identidade de quem toma o fora.
“É normal que as pessoas se vejam como ‘nós’ em uma relação. O conceito de ‘eu’ fica diluído. O processo de separar as consciências é doloroso. Nosso estudo fornece evidências que o conceito de voltar a perceber-se como ‘eu’ traz melhorias ao bem-estar”, afirma Larson.
Para a pesquisadora, ‘mexer na ferida’ ajuda sim a superar o fim e a dor de uma rejeição. “É importante que a pessoa vá além dos fatores que estavam na relação. Ela deve refletir sobre aspectos de si mesma que ela pode ter negligenciado durante o relacionamento e então voltar a nutrir esses aspectos. Isso pode ser muito útil para relações futuras”, alega a cientista.
Para o pesquisador David A. Sbarra, companheiro de Grace nessa pesquisa, apesar da melhora aparente mostrada na pesquisa, ficar pensando e falando sobre a relação que acabou de acabar pode ser bem desagradável.
“É um equilíbrio delicado entre ficar envolvido e evitar um evento estressante”, definiu Sbarra, em entrevista ao The New York Times. “Ao tocar na questão, você pensa a respeito dela, a coloca para fora e reflete, criando uma espécie de distanciamento, por fim”, completou, lembrando também do benefício que o processo traz.
Então agora você já sabe, quando alguma amiga terminar um relacionamento, a melhor coisa que você pode fazer por ela é se tornar um ouvido amigo e escutar tudo que ela tiver para falar sobre o ex, o rompimento e tudo o que ela estiver sentindo.
Ah! Claro que com um bom pote de sorvete nas mãos para deixar esse trabalho um pouco mais leve, e gostoso!
Fotos: Reprodução