Rio de Janeiro recebe as obras de Andy Warhol
26 de maio de 2011
Venda de sprays a menores de idade é proibida
27 de maio de 2011

O eterno dilema juvenil

Você já disse essas frases aos seus pais ou, se é pai ou mãe, já ouviu de seus filhos adolescentes: “Mas a mãe do meu amigo deixa” ou “Todos os meus amigos podem, menos eu”? A probabilidade que a resposta seja afirmativa é muito grande. E não é apenas na sua casa que isso acontece.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, constatou que os jovens costumam  superestimar a liberdade de seus colegas, o que causa brigas com os pais, desconfortos familiares e insatisfação com o estilo de vida que é imposto em casa.

500 jovens, com idade entre 12 e 18 anos, fizeram parte dos estudos. Os resultados indicam que o adolescente percebe o amigo como uma “bússola” para orientá-lo nas áreas em que poderiam ter mais autonomia. Para pré-adolescentes, o convívio com adolescentes mais velhos também desperta o desejo de pertencer a um universo que ainda não faz parte do seu.

Os pesquisadores dizem que é importante que os pais saibam que o desenvolvimento de cada adolescente é diferente e é necessário entender o momento pelo qual os filhos estão passando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *