Turismo consciente!
18 de agosto de 2014
Guarda-roupa de Barbie
18 de agosto de 2014

Você está sentindo alguma coisa de diferente no ar de Fortaleza ao respirar? Pois é, ele está mesmo diferente. Esses dias o percentual de umidade do ar em nossa cidade, e em outras cidades do litoral do Ceará, deu uma caída e ficou ainda mais baixo durante o final de semana. Nosso litoral, que nunca teve muitos problemas com os níveis de umidade do ar, vem apresentando essa semana níveis abaixo de 30%, índice que é considerado estado de atenção.

“Não é comum termos níveis tão baixos assim em cidades litorâneas do Ceará, mas um Sistema de Alta Pressão está inibindo a formação de nuvens em todo o Estado e a consequência é a queda da umidade. A população deve ficar atenta e tomar os cuidados necessários”, explica o meteorologista da Funceme Leandro Valente.

Young blonde female blowing her nose

Em relação à saúde, o ar seco irrita e resseca garganta, traqueia, brônquios e pulmão e as pessoas se sentem mais cansadas. A mucosa ocular fica mais seca e irritada, dificultando a formação de lágrimas e facilitando o contágio de doenças como a conjuntivite. Também podemos sentir mais dores de cabeça.

Quem já tem alergias pode ter as crises de bronquite e sinusites potencializadas.

Para quem tem animais de estimação em casa, atenção! Cães e gatos também sofrem com o ar seco e são vítimas de coceiras nos olhos, boca seca, dificuldade para respirar e desidratação, assim como os humanos. Alguns animais chegam a precisar até de inalação para amenizar os efeitos da baixa umidade.

umidade_nopatio2

Para esses dias mais secos, o Ministério da Saúde faz algumas recomendações que devem ser seguidas:

  • Beba bastante água e não espere sentir sede. A atenção deve ser redobrada com as crianças e idosos, pois muitas vezes eles não referem sede, e nestes casos a postura pró ativa será mais eficiente;
  • Instile soro fisiológico nos olhos e narinas para amenizar os sintomas de ressecamento;

umidade_nopatio3

  • Mantenha a casa limpa, e evite o uso de vassouras que só deslocam o pó. Dê preferência ao aspirador ou ao pano úmido;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre às 10 às 17 horas;
  • Não abuse de banhos muito quentes e demorados;
  • Para manter o ambiente mais úmido, uma bacia com água pode ser usada no lugar de um vaporizador;

umidade_nopatio1

  • Hidrate com mais atenção também a pele;
  • Lave as mãos com frequência e evite colocação na boca e nariz.

Evite aglomerações em ambientes fechados pois devido a ressecamento das mucosas a proteção contra infecções pode estar diminuída.

Enquanto o problema com a umidade do ar não melhora em nosso estado, só nos resta seguir essas dicas para que nossa saúde não seja tão afetada e esperar que ela volte aos seus níveis normais.

 

Fotos: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *