No mês mais geek do ano, 5 canais nerds para seguir no Youtube
4 de maio de 2018
Receita do dia – Beringela recheada com atum!
4 de maio de 2018

5 documentários sobre comida que vão te fazer repensar sua alimentação

Que comer é bom demais, isso ninguém discute. Mas, como anda a qualidade do que você está comendo? O número de pessoas acima do peso vem crescendo no mundo inteiro, e isso pode trazer várias consequências para nossa saúde. A preocupação com a alimentação saudável está em voga hoje em dia, e existem várias formas de se informar sobre isso.

Por mais que existam vários livros e sites sobre o assunto, porque não partir para um documentário? Existem vários documentários sobre comida que passam longe daquela chatice que pensamos ao ler a palavra “documentário”. Eles falam do assunto de forma bastante informativa e em alguns casos, até mesmo divertida. Vamos cuidar da saúde e ainda se divertir e se informar?


Muito Além do Peso
Vamos começar a lista dos documentários sobre comida com uma obra brasileiríssima que analisa a obesidade infantil no Brasil. Em Muito Além do Peso vemos como a qualidade da alimentação infantil em nosso país anda ruim e como a publicidade infantil afeta esse público em formação. Fala ainda sobre como andamos cada vez mais sedentários e como isso afeta nossa saúde diariamente.


That Sugar Film
Um filme muito bem humorado sobre os efeitos nocivos do excesso de açúcar em nosso organismo. Ele acontece de forma bem simples: Um cara que leva uma vida super saudável resolve comer muitos alimentos açucarados por um tempo. Detalhe: ele come apenas alimentos que se vendem como saudáveis, ou seja, iogurtes, cereais matinais, sucos prontos e tudo o mais que tem na etiqueta dizendo ser saudável e bom para a saúde. Ao longo do filme, conhecemos ainda outros personagens que sofreram as consequências de uma dieta rica em açúcar. Engraçado sim, mas nos faz pensar muito sobre o que comemos.


Food, Inc – Comida S/A
Um documentário muito bom e envolvente sobre a indústria da comida nos Estados Unidos – ou seja, no mundo. Mostra desde como os animais são criados de forma inadequada, para o abate, até as modificações que a indústrias fazem para produzir comidas industrializadas que de comissa mesmo têm muito pouco. Um documentário que vai te fazer repensar aquela comida congelada, aquele hambúrguer de fast-food e aquele hot dog…


Super Size Me – A Dieta do Palhaço
Sem dúvidas, um dos documentários sobre comida mais conhecido das pessoas. Como o nome sugere, um cara normal, saudável, passa a se alimentar apenas dos lanches do McDonalds por um tempo. E gente… os efeitos disso no corpo dele são devastadores…


Food Matters – A Comida Importa
E se você não precisasse tomar remédio nunca mais na sua vida, apenas cuidando bem de sua alimentação? pois essa é a proposta desse filme, que traz a discussão da antiga Grécia que dizia “deixe o remédio ser sua comida e sua comida ser o seu remédio”. Ao longo dele, propostas de reeducação alimentar e mudanças nos aspectos alimentares são debatidos.

E então, gente? Depois de dar uma olhadinha nesses documentários sobre comida, será que ficou mais fácil dar uma melhorada na qualidade da alimentação?

Fotos e vídeos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *