Cineteatro São Luiz exibe experimento audiovisual
22 de setembro de 2020
Catador encontra cofre com muito dinheiro e toma a decisão óbvia: devolve tudo
22 de setembro de 2020
adaptações de livros de Stephen King

Nesta segunda-feira, Stephen King, um dos mestres da literatura de terror, completou 73 anos. Mas mesmo antes do sucesso de It -A Coisa, as versões cinematográficas de livros do autor já fazem sucesso com o público que adora uma boa história de suspense e terror. Afinal, as adaptações de livros de Stephen King são bem comuns e o resultado quase sempre surpreende os fãs de forma positiva. Então, se você está na vibe suspense, ama um bom filme de susto ou virou fã de Stephen King após assistir It – A Coisa, cola aqui na gente! Isso porque separamos algumas das melhores adaptações de livros de Stephen King para celebrar o aniversário do autor! E acreditem ou não, nem só de suspenses assustadores vive o escritor, viu? Confere só:

O Iluminado

Um filme que reúne Stephen King, Stanley Kubrick e Jack Nicholson. Então, não tem como não sair um clássico disso, certo? Afinal, esta se trata de uma das mais conhecidas e aclamadas adaptações de livros de Stephen King. A história fala de uma família que fica cuidando de um hotel vazio em pleno inverno. Aparições estranhas acontecem e levam o patriarca a uma espécie de loucura, que o deixa extremamente violento com a própria família. Quem nunca viu a famosa cena de Nicholson sorrindo diabolicamente por uma fresta em uma porta de madeira, aberta a machadadas? Mas vale dizer que o próprio King não gostou nem um pouco do filme, e fez sua própria adaptação da história em uma minissérie que foi ao ar em 1997.

Doutor Sono

A “continuação” de O Iluminado, por assim dizer, é um dos livros mais recentes do autor, e virou filme no final do ano passado. O longa foi dirigido por Mike Flannagar (de A Maldição da Residência Hill) e também foi aclamado pelo público e pela crítica. Aqui, acompanhamos Danny Torrance anos após os eventos do hotel. Agora ele é adulto e precisa lidar com a bebedeira e uma vida miserável, além dos seres que teimam em viver em sua cabeça. Mas ele conhece uma garotinha com uma sensibilidade parecida com a dele e, juntos, eles descobrem que há outras pessoas iluminadas matando quem tem esse dom. Então juntos, eles tentam acabar de vez com esse mal.

Carrie – A Estranha

O filme foi a primeira adaptação de uma obra de King a ser feita para os cinemas. Curiosamente, o livro – de mesmo nome – foi o primeiro que o autor publicou. Em 1976, o diretor Brian de Palma levou a história da adolescente abusada pela mãe religiosa e com poderes sobrenaturais às telonas. Então, o filme ganhou uma continuação, outras adaptações, sendo a mais recente de 2013, com Chloë Grace Moretz como Carrie, mas sem grande sucesso.

Christine – O Carro Assassino

Lançado na década de 80, o filme tem um enredo até simples: um carro está possuído por espíritos malignos e sai matando todos em uma pequena cidade. Mas, na época, ele foi bastante elogiado pela crítica. Então, o que seria mais um filme trash acabou se tornando um dos grandes clássicos do cinema cult hoje em dia.

A Colheita Maldita

Um dos filmes de terror mais adaptados até hoje foi inspirado em um simples conto de Stephen King, publicado edição de março de 1977 da revista masculina Penthouse. A história da seita de crianças que matava adultos para garantir uma boa colheita foi adaptada diversas vezes, e o filme já teve várias continuações.

Cemitério Maldito

O livro O Cemitério serviu de inspiração para o roteiro maravilhoso deste longa assustador. No interior dos Estados Unidos, um cemitério para animais que morreram atropelados é construído junto a um antigo cemitério indígena que teria poderes especiais de trazer mortos à vida. Então quando o filho mais novo da família Creed, recém chegada na cidade, morre, o pai resolve apostar nas lendas locais e o enterra no tal cemitério. E claro que a coisa sai do controle. Uma curiosidade: não ache que a famosa música dos Ramones tem o mesmo título do filme (que em inglês é Pet Sematery) à toa: eles fizeram a canção para o longa. Uma nova versão foi feita em 2019, mas não fez tanto sucesso quanto a original.

Conta Comigo

Um dos maiores clássicos cinematográficos dos anos 1980 foi baseado no conto The Body (O Outono da Inocência – O Corpo no Brasil), publicado no livro As Quatro Estações, de King. A história traz um escritor lembrando uma aventura que teve aos 12 anos, ao lado de seus amigos, em uma cidade no interior. Então juntos, eles se aventuram em uma floresta em busca do corpo de um jovem desaparecido. Junto com It – A Coisa, é uma das grandes inspirações para Stranger Things.

Um Sonho de Liberdade

Provando que nem só de coisas assustadoras vive o universo de Stephen King, a história do contador que passa anos preparando sua fuga de uma penitenciária emocionou muita gente. Inspirado em uma novela de Stephen King, o longa foi rejeitado nos cinemas, mas acabou, ironicamente, se tornando um dos filmes mais queridos do público dos últimos tempos. A gente aposta que, depois dele, você também acabou querendo conhecer Zihuatanejo…

1408

O longa traz a história de um homem cético, especialista em desmascarar supostas atividades paranormais. Então um dia, ele vai investigar o quarto 1408 do hotel Dolphin. Ninguém mais se hospedava nele devido às história assustadoras ocorridas lá, mas ele duvida e acredita que tudo não passa de imaginado. Mas, o que o homem encontra é o mais puro terror genuíno e ele mal consegue sobreviver a uma noite no local.

O Nevoeiro

Lançado em 2007, o filme fala sobre uma cidade tomada por um intenso e misterioso nevoeiro. Ele levava coisas estranhas a acontecer no local. O longa não teve lá muito sucesso do público. Em 2017, a Netflix transformou a obra em uma série original. Mas a recepção também não foi das melhores e ela foi cancelada antes da segunda temporada.

Louca Obsessão

Um thriller eletrizante, desses que você mal consegue respirar, mas também não desgruda os olhos da tela. Assim é esse filme, inspirado no livro Misery, de King. Nele, um famosos escritor sofre um acidente e é resgatado por uma fã. Enquanto ele é ajudado por ela, acaba revelando que o personagem favorito dela será assassinado na trama. Revoltada, ela começa uma série de torturas no escritor.

Gente, dá para tirar um final de semana só para fazer uma maratona de adaptações de livros Stephen King!

Fotos e vídeos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *