bebê roqueiro
Bebê roqueiro nasce durante show do Metallica em Curitiba
10 de maio de 2022
as cores de unhas de outono que estarão em alta
Unhas de Outono: 6 cores que estarão em alta
10 de maio de 2022

BeReal: app rival do Instagram vira moda nos EUA mostrando vida sem filtro

Para quem é usuário assíduo de redes sociais como Instagram e Tik Tok é praticamente impossível imaginar uma psotagem sem filtros, edições ou mesmo postar apenas uma vez ao dia. Isso sem contar a questão de verificar a quantidade de likes e checar o tempo inteiro o que as outras pessoas estão fazendo na rede. Pois bem, em vários países, um novo tipo de aplicativo está no topo dos mais baixados: o BeReal, uma rede social que promete ser a mais autêntica.

A plataforma é francesa, mas está no topo dos aplicativos mais baixados de vários países, incluindo os Estados Unidos. O BeReal é uma rede social anti-Instagram e anti-Tik Tok, por assim dizer. Para começar, o usuário só pode postar uma foto por dia. E em horários incertos: é o app quem decide o momento que você vai publicar. Ele envia uma notificação que dá uma janela de dois minutos para que a pessoa poste uma foto. E detalhe: sem nenhum tipo de filtro.

BeReal

Foto no BeReal tem que ser instantânea

Para quem acha que basta editar a foto e deixar salva no celular para postar, saiba que os criadores do aplicativo pensaram nisso também. Ao receber a notificação, o usuário tem dois minutos para tirar duas fotos: as imagens são registradas simultâneamente com as câmeras frontal e traseira do aparelho e depois, postadas. Sem filtro ou edições. Quem perder a notificação pode postar, claro. Mas daí a foto fica com uma marca de que não foi espontânea. Ou seja: quem editar as imagens vai receber um selo dizendo que aquela imagem não é “autêntica”.

Outro detalhe: não há curtidas nem nada. Aqui a ideia não é postar imagens super trabalhadas ou cheias de glamour, e sim, o cotidiano real das pessoas. O sucesso do aplicativo pegou muitos de surpresa, mas o fato é que o BeReal vem se tornando cada vez mais popular. Entre janeiro de 2021 e fevereiro de 2022, o BeReal obteve cerca de quatro milhões de downloads mundialmente na App Store e no Google Play, segundo dados da Sensor Tower. Quase 30% deles vieram em fevereiro deste ano.

BeReal

E para quem está se perguntando: “Ah, mas como vou virar um influenciador digital famosos com tantas regras e restrições?”. Pois bem, a própria BeReal responde essa pergunta: “A BeReal não o tornará famoso. Se quiser se tornar um influenciador, pode ficar no TikTok e no Instagram.”

Fotos: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *