produções LGBTQIA+
5 produções LGBTQIA+ para celebrar o Mês do Orgulho
24 de junho de 2022

Curta animado sobre menino autista tem trilha sonora especial

menino autista

Com o uso da internet e a consequente facilidade de acesso à informações e diagnósticos, existem cada vez mais crianças – e adultos também – sendo diagnosticados como neuroatípicos. E uma das neuroatipias mais comuns é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que pode ter diferentes níveis de necessidade de suporte. Pois bem, como forma de conscientizar sobre o TEA, um curta de animação sobre a história de um menino autista foi lançada. E o mais especial é que o compositor da trilha sonora também tem um filho autista.

Boy in the Woods ( ou Menino na Floresta, em português) é um curta-metragem de animação que conta a história de um menino autista que se perde em meio à uma floresta. Então, seu pai, para conseguir encontrá-lo, descobre que precisa encontrar um meio de se conectar ao universo do garoto. Produzido pela Hyde Animation Studios e Fábrica do Futuro, o curta de animação está disponível no YouTube e tem uma trilha sonora muito especial.

Acontece que Francisco Hauck, compositor da trilha da animação, é pai de um menino autista de 9 anos chamado Vitor. Mas, curiosamente, na época em que ele produziu a música do curta, seu filho ainda não tinha sido sequer diagnosticado. “Então é algo curioso, pois parece que foi feito como algo autobiográfico, mas, na verdade, descobri a obra ao mesmo tempo em que soube sobre meu filho.”, disse ele ao blog NÓS, do Terra.

menino autista

Em todo caso, foi ao longo do processo de composição que o laudo veio, e Francisco ficou inseguro de seguir com a produção. Ao todo, foram cerca de dois anos entre as primeiras ideias e as músicas ficarem prontas. E nesse período, o pequeno Vitor foi de fundamental importância. “Ele sempre vinha no meu colo ouvir a música quando eu estava compondo. Reparei que mexia muito com ele. Sorria quando a música ‘sorria’, ficava nervoso quando a música ficava ‘nervosa’. Isto foi um bom sinal do sucesso da obra”, lembra.

Fotos e vídeos: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *